Práticas científicas da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus)
Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Práticas científicas, Museologia, Museus, Rede de Pesquisa e (In)formação em MuseologiaResumo
Apresenta, como relato de experiência, o frame da criação e das práticas científicas da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) enquanto grupo de pesquisa cadastrado na Universidade Federal da Paraíba com certificação junto ao Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O relato tem característica bibliográfica e descritiva, sendo ancorada em abordagem qualitativa-narrativa, com aporte de dados quantitativos. A criação da REDMus vem minimizar a escassez de grupos de pesquisa atuando, sobretudo, na área da Museologia e no campo dos museus no contexto da Universidade Federal da Paraíba. Conclui que as atividades da REDMus, que perpassam por estudos, pesquisas, publicações científicas, formação, eventos acadêmico-científicos nacional e internacional e sua presença digital se configuram em práticas científicas que visam fortalecer a área da Museologia e o campo dos museus na Paraíba, visto que o Estado ainda prescinde de formação graduada na área da Museologia, suprindo, portanto, demanda por informação, conhecimento e formação.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.
COSTA, Luciana Ferreira da. Museologia no Brasil, século XXI: atores, instituições, produção científica e estratégias. 2017. 360f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Ciência especialidade Museologia) - Universidade de Évora, Portugal, 2017. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21966/1/Doutoramento%20-%20Hist%C3%B3ria%20e%20Filosofia%20da%20Ci%C3%AAncia%20-%20Museologia%20-%20Luciana%20Ferreira%20da%20Costa.pdf.
COSTA, Luciana Ferreira da. Museologia no Brasil, 90 anos: caminhos da formação e agendas de investigação. In: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, 2022, Fortaleza. Palestra de 18 de maio de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FGldP-XMpIk.
LIMA, Diana Farjalla Correia. Ciência da informação, museologia e fertilização interdisciplinar: informação em arte um novo campo do saber. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://tededep.ibict.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=21.
LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia, campo disciplinar da musealização e fundamentos de inflexão simbólica: “tematizando‟ Bourdieu para um convite à
reflexão. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 35-47, 2013. Disponível em:
http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/9627/7117.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Confluências interdisciplinares entre Ciência da Informação e Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 7-31, 2012. Disponível em:
http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/6840/6049.
RAMOS, José Alimatéia de Aquino; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. As
possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e
Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. Revista Digital de
Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 59-80, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1603/pdf_62.
RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: método e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SCHEINER, Teresa Cristina Moletta. Cultura material e Museologia: considerações. In: Marcus Granato (Org.). Museologia e patrimônio. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015. p. 17-48.