Uma metodologia de avaliação em Competência em Informação

Autores

  • Glaucilene Mariano Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Competência em informação, Avaliação, Metodologia

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma metodologia de avaliação em competência em informação, aplicada entre os alunos de pós graduação em matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A relevância da metodologia utilizada, sustenta-se no fato de que o estudo teve a pretensão de fornecer os meios para identificar possíveis falhas e possibilitar um planejamento e a reorientação das atividades em competência em informação, contribuindo para aperfeiçoar a prática informacional entre os alunos. A metodologia expressou-se pela aplicação de questões avaliativas, ou seja, perguntas relacionadas ao cerne do objeto avaliado e de uma abordagem avaliativa centrada nos objetivos, da qual possibilitou dimensionar as categorias e os critérios da avaliação, além de contemplar ao final do estudo, a manifestação de recomendações para o aperfeiçoamento da competência em informação entre os alunos e para a instituição como um todo.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Association of College & Research Libraries. Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 12 jan. 2019.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DE INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Educação de usuários e competência em informação: enlaces e desenlaces. Moderadora: Camila Araújo dos Santos (FEBAB), 2020. (1 h 31 min). [Live]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wMVk_CmVVig. Acesso em: 16 nov. 2020.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF. v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. México: IFLA, 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf Acesso em: 17 jul. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. 5. ed. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ática, 2003. 310 p.

MENEZES, Leopoldina, Cachoeira. Gênero, ensino e pesquisa em matemática: um estudo de caso. Orientadora: Ângela Maria Freire de Lima e Souza. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983.

RADCLIFF, Carolyn J. et al. A practical guide to information literacy assessment for academic librarians. Londres: Libraries, 2007. 177 p.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Gente, 2004.

VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Validade e confiabilidade em estudos avaliativos: uma revisão teórica. In: ELLIOT, Ligia Gomes. (org.). Construção e validação de instrumentos de avaliação: da teoria à exemplificação prática. São Paulo: Pimenta Cultural; Faculdade Cesgranrio, 2018. p. 10- 29.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 14 - I Fórum de Debate sobre Competência em Informação