Biblioteca pública no Brasil

lugar habitado?

Autores

  • Daniele Achilles Dutra da Rosa UNIRIO
  • Renata Oliveira da Silva Secretaria de Estado de Educação: Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Biblioteca Pública., Biblioteca Pública - Território., Biblioteca Pública - Comunidade.

Resumo

Esta comunicação aborda a situação da biblioteca pública no Brasil, descortinando a relação entre conceito, função e uso. Questiona a partir da proposição de uma reflexão se essa instituição é habitada/apropriada por parte dos sujeitos. Para dar conta de abrir espaço para discussão retoma a perspectiva biblioteca pública como lugar antropológico ou não-lugar exposto por Silva, Achilles e Sabbag (2022). Atrela a biblioteca pública como um espaço que deve proporcionar, essencialmente, a convivência e o desenvolvimento do indivíduo. A pesquisa se define como social, exploratória, qualitativa porque suscita possibilidades para a ampliação do entendimento a cerca da construção da relação entre biblioteca pública e comunidade. Enfatiza o conceito e as perspectivas atreladas às funções dessas instituições. Problematiza brevemente os conceitos com vistas na apropriação espaço-temporal, considerando a construção social identitária, tanto dos sujeitos, quanto das instituições. Conclui que a concepção da biblioteca pública como lugar habitado remete a construção de uma instituição que se projeta dentro do campo de percepção da população, transformando-se em espaço apropriado que integra a dimensão imaginária, afetiva e simbólica dos sujeitos. Inserindo-se, deste modo, no campo de escolhas deste sujeito e colocando-se na direção oposta ao esvaziamento identitário próprio de espaços esvaziados de sentido.

 

 

Biografia do Autor

Daniele Achilles Dutra da Rosa, UNIRIO

Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Univerdad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Adjunto do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Líder do Fórum Permanente Fluminense sobre Livros, Leitura e Bibliotecas. 

Renata Oliveira da Silva, Secretaria de Estado de Educação: Rio de Janeiro

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Letras - Português e Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor do Governo do Estado do Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência, cadastrado no CNPq.

Referências

ACHILLES, Daniele D. da R. Bibliotecas públicas brasileiras sob a perspectiva da memória e experiência. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.memoriasocial.pro.br/documentos/Teses/Tese9 0.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

ANDRADE, Ana Maria Cardoso de; MAGALHÃES, Maria Helena de Andrade. Objetivos e funções da biblioteca pública. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 8,n. 1, 1979. Disponível em: https://Brapci.inf.br/index.php/res/v/77377. Acesso em: 20 mar. 2022.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: uma introdução a antropologia da supermodernidade. 9. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

AUGE, Marc. Para onde foi o futuro? Campinas, SP: Papirus, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Ed. Atlas, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-livro, 2020.Disponível em: https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

MILANESI, Antonio. A casa da invenção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

OLIVEIRA, Zita Catarina Prates de. A biblioteca ‘fora do tempo’: políticas governamentais de bibliotecas públicas no Brasil, 1937 – 1989. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/1437. Acesso em: 10 mar. 2022.

UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

SUAIDEN, Emir. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/19166. Acesso em: 10 mar. 2022.

SILVA, Renata O. da; ACHILLES, Daniele; SABBAG, Deise M. A.. Biblioteca pública e o lugar de si e do outro: lugar antropológico ou não-lugar?.Palabra clave (La Plata), Buenos Aires, v. 11, n. 2, abr. 2022. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/pce158. Acesso em: 10 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 7 - VI Fórum das Bibliotecas Públicas