A percepção dos usuários sobre os treinamentos remotos

Autores

  • Maria Naires Alves de Souza UFC
  • Rosane Maria Costa UFC

Palavras-chave:

Biblioteca universitária-Estudo de usuários, Treinamentos-Acesso remoto, Estudo de usuários

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo apresentar as percepções dos usuários com os treinamentos remotos ministrados pela Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de março de 2020 até maio de 2022. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada entre os usuários da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) que participaram de treinamentos remotos no período supracitado. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado no qual contemplou os 1525 participantes de treinamento no período supracitado, dado que os respondentes foram 71 usuários. Os resultados foram expostos por tópicos a saber: Acesso ao treinamento remoto via google meet, continuidade dos treinamentos remotos após a pandemia, melhorias para os treinamentos remotos e sugestões para outros treinamentos os respondentes foram identificados pelas categorias de graduação, pós-graduação e docentes. Para os usuários e bibliotecários da BCS foi uma experiência inovadora, pois esses dois grupos precisaram adequar-se, rapidamente, ao manejo das plataformas de videoconferência, aprender a criar conteúdo da forma mais didática possível e manter a interação entre as partes.

Biografia do Autor

Rosane Maria Costa, UFC

Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Gerenciamento da Informação pela Universidade Federal do Ceará . Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará . Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Ceará na Biblioteca de Ciências da Saúde. 

Referências

ACCART, J. P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

ARELLANO, M. A. M. Serviços de referência virtual. Ci. Inf., v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. cap. 1, p. 21.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Rio de Janeiro: Cortez, 2013.

SOUZA, M. N. A.; COSTA, R. M. C. Educação de usuários em tempos de COVID-19: relato de experiência da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 21., 2020, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: SIBI/UFG, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/64356/1/2020_eve_mnasouza.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Fortaleza: UFC, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/. Acesso em: 23 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios