A gestão de bibliotecas especializadas em saúde no contexto da pandemia de COVID-19

efeitos adversos na rotina e saúde dos(as) bibliotecários(as)

Autores

  • Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães Fundação Oswaldo Cruz
  • Carla Beatriz Marques Felipe Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gestão de Unidades de Informação, Bibliotecas especializadas em saúde, COVID-19, Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

Aborda os efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) provocadas sobre a saúde física e mental, e as atribuições dos (as) bibliotecários (as) da Rede de Bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com grande destaque no campo da saúde pública, a Fiocruz é uma das instituições de referência no cenário da América Latina e, mais atualmente, no desenvolvimento de pesquisas sobre a pandemia de COVID-19. Relaciona o papel das bibliotecas especializadas em saúde, no contexto da pandemia da COVID-19, para contribuir em prol dos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Reflete os papéis da gestão para conduzir as unidades de informação em meio a uma crise global. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa de nível exploratório descritivo, com natureza empírica e abordagem qualitativa. Um questionário foi aplicado como instrumento de coleta de dados, tendo recebido respostas de bibliotecários (as) das bibliotecas físicas da Fiocruz, presentes em todas as regiões do Brasil, exceto a região centro-oeste. Os resultados mostram que a maioria dos bibliotecários questionados alegou ter enfrentado impactos negativos provocados pela pandemia da COVID-19. Dentre as dificuldades vivenciadas estão os problemas relacionados ao agravamento da saúde física e mental, a falta de adaptação ao regime de trabalho remoto, problemas relacionados à infraestrutura de trabalho, acesso à internet, oferta de serviços e produtos nas bibliotecas, ocasionados pela necessidade de distanciamento físico. Salienta, por fim, o valor das bibliotecas e dos (as) bibliotecários (as) frente a uma emergência sanitária, sobretudo no apoio às pesquisas científicas, e ressalta a necessidade compreensiva e flexiva das instituições e de seus gestores com especial atenção para a preservação da saúde física e mental de seus colaboradores.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Fundação Oswaldo Cruz

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela UFRJ. Pós-graduando no Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz).

Carla Beatriz Marques Felipe, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG). Doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT-UFRJ.

Referências

ALVES, Márcia V.; OLIVEIRA, Magali A. D. Gestão de unidades de informação: o bibliotecário como gestor e líder. Bibliocanto, Natal, v. 2, n. 1, p. 70-82, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/9625. Acesso em: 16 jun. 2022.

ARAÚJO, Eliany A.; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene (coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BATISTELLA, Carlos E. C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, Angélica F.; CORBO, Ana M. D. (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. p. 51-86. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39204. Acesso em: 16 jun. 2022.

BRASIL. Relatório da XIII Conferência Nacional de Saúde. Brasília, DF, mar. 1986.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional: Departamento de Processos Técnicos, 2000.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Linha do tempo. [S. l.]: FIOCRUZ, [20--]. versão online. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/linha-do-tempo. Acesso em: 22 jun. 2022.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

MORESI, Eduardo. Metodologia da pesquisa. Brasília, DF: Universidade Católica de Brasília, 2003.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [S. l.], c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de COVID-19. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-dapandemia-covid-19. Acesso em: 18 jun. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 24 jun. 2022.

REGIMENTO da Rede de Bibliotecas da FIOCRUZ. [Dispõe das finalidades, subordinação, estrutura organizacional e demais títulos concernentes à rede de bibliotecas da FIOCRUZ]. [S. l.], 2008. versão online. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/rede-de-bibliotecas. Acesso em: 18 jun. 2022.

WORLDOMETERS. COVID-19 Coronavirus pandemic. [S. l.], 18 jun. 2022. Disponível em: https://www.worldometers.info/coronavirus/. Acesso em: 18 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento