Comunidade de práticas em bibliotecas públicas

trajetórias teórico-práticas para a construção de narrativas históricas, identitárias e de memória das bibliotecas populares do município de Niterói (RJ)

Autores

  • Daniele Achilles Dutra da Rosa UNIRIO
  • Maria Lúcia Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB - UNIRIO). Coordenação Técnica do Sistema de Bibliotecas Populares Municipais do Município de Niterói (RJ).
  • Ruylon Calheiro Peixoto Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB - UNIRIO). Bibliotecário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Públicas - Teoria - Prática., Comunidade de Práticas.

Resumo

Apresenta o “Projeto Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas: informação e intercâmbio de experiências” e o “Projeto Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas trajetórias teórico-práticas para a construção das narrativas históricas, identitárias e de memória das comunidades do Município de Niterói, localizado no Estado do Rio de Janeiro” (ACHILLES, 2022). Enfatiza o alinhamento entre Bibliotecas Públicas, Memória, Cultura e Desenvolvimento Humano com objetivo de ressaltar a importância da identificação e do reconhecimento da história, da identidade e da memória construída nos espaços das bibliotecas populares de Niterói junto às comunidades. Destaca que o projeto e suas ações utilizam como metodologia o sistema de aprendizagem social denominado comunidade de práticas (COP), elaborado por Etienne Wenger (2010), que funciona a partir da relação entre três dimensões: domínio, comunidade e prática, trabalhados a partir de um interesse comum, o que caracteriza a aplicação do método, como também a definição da COP. Conclui que dar seguimento ao fortalecimento do sistema de aprendizagem social, por via da comunidade de práticas em bibliotecas públicas, possibilita afirmar as bibliotecas públicas como territórios, espaços de memória e experiências, ressaltando a dinâmica marcada pela dúplice “teoria e prática”, e, ainda, alargando os diálogos e construções entre a universidade, instituições sociais e sociedade civil.

Biografia do Autor

Daniele Achilles Dutra da Rosa, UNIRIO

Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Univerdad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Adjunto do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Líder do Fórum Permanente Fluminense sobre Livros, Leitura e Bibliotecas. 

Maria Lúcia Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB - UNIRIO). Coordenação Técnica do Sistema de Bibliotecas Populares Municipais do Município de Niterói (RJ).

Bibliotecária na Secretaria Municipal de Educação de Niterói; a partir de 2016, passou a responder pela Coordenação Técnica do Sistema de Bibliotecas Populares Municipais. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Cândido Mendes (2020). Atua principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia Pública, Memória, Leitura e Letramento Informacional. 

Ruylon Calheiro Peixoto, Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB - UNIRIO). Bibliotecário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Colaborador do Grupo de Pesquisa Bibliotecas, Memória e Resistência. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Unyleya (2021) e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão (2019). É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016), Bacharel em Turismo pela Faculdade do Maranhão (2012) e bacharelando em Direito pela Universidade Ceuma (2018). É Bibliotecário do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), desde 2019. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia - PET/Biblioteconomia; estagiário da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (2014), desenvolvendo atividade na Biblioteca Assis Chateaubriand do Museu Histórico e Artístico do Maranhão; Estagiário do Tribunal do Justiça do Maranhão (2015-2016), desenvolvendo atividades no Arquivo do Fórum Desembargador Sarney Costa. Tem experiência na área de Turismo, Ecoturismo e Espeleoturismo (turismo em cavernas), Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: Turismo, Ecoturismo, Espeleoturismo, Biblioteconomia, Imagem do Bibliotecário, Estereótipos na profissão do bibliotecário, Fontes de Informação, Periódicos (jornal), Lei de Acesso a Informação (Lei N. 12.527/2011), Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei N. 12.244/2010).

Referências

ACHILLES, Daniele. Bibliotecas públicas brasileiras: sob a perspectiva da memória e experiência. 2018. 282 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

ACHILLES, Daniele.Comunidade de práticas sobre bibliotecas públicas: trajetórias teórico práticas para a construção de narrativas históricas, identitárias e de memória das bibliotecas populares do município de Niterói (RJ). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2022. (Projeto de Extensão).

ACHILLES, D.; KORNALEWSKI, A. Comunidade de práticas: revisão sistemática em prol das bibliotecas públicas. Bibl. Esc. em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 141-162, 2021.

ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. El obstáculo epistemológico y la biblioteca. In: Coloquio de investigagiónbibliotecologica y sobre La información, 25., 2008. Centro Universitario de InvestigacionesBibliotecológicas. Ciudad de México: UNAM, 2008.

ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. Estudios epistemológicos de bibliotecología. México: UNAM, Centro Universitario de InvestigacionesBibliotecológicas, 2010. (Teoría y métodos).

CASTELLS, M. Comunicación y poder. Madrid: Alianza Ed, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IFLA/UNESCO.Manifesto IFLA sobre bibliotecas públicas. Paris: UNESCO: IFLA, 1972. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/documents/unesco-public-library-manifesto-1972.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.

MEDEIROS, Ana Lígia. Biblioteca e cidadania. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, ano 4, p. 11-46, maio 2010.

PEIXOTO, R. C.; GONÇALVES, M. L.; ACHILLES, D. Biblioteca pública, memória e representação social. CONINTER – CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 10, 2021. Anais…Rio de Janeiro: UFF, 2021.

SCHLESINGER, P. Afterthe post-publicsphere. Media, culture&society,v. 42, n.7-8, p. 1545-1563, 2022.

SILVA, R.; ACHILLES, D.; SABBAG, D. Biblioteca pública e o lugar de si e do outro: lugar antropológico ou não-lugar? Palabra Clave (La Plata), v. 11, n. 2, e158, 2022.

WENGER,Etinne. Cultivatingcommunitiesofpractice: a quickstart-upguide for communitiesofpractice. 2002.

WENGER,Etinne. Communitiesofpracticeand social learning systems: thecareerof a concept. In: BLACKMORE, C. (ed.). Social learning systems andcommunitiesofpractice. London: Springer, 2010. p. 179-198.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 7 - VI Fórum das Bibliotecas Públicas