Unidades de informação e ações educacionais em saúde

levantamento de iniciativas

Autores

  • Daniela Capri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Unidades de informação, Bibliotecas, Informação em saúde, Promoção da saúde

Resumo

As unidades de informação, por serem espaços especializados em informação, possuem potencial para auxiliar na tarefa de transmitir educar em saúde e transmitir informação à população de forma adequada a sua realidade, ajudando assim a melhorar sua qualidade de vida. Este trabalho faz parte do levantamento de pesquisa para realização da dissertação de mestrado "A Promoção da Saúde na Rede Municipal de Florianópolis e o bibliotecário escolar: uma proposição de parceria" tem como proposta compreender como as unidades de informação podem contribuir com a disseminação de informação e educação em saúde. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica, entre os anos de 2010 e 2020, visando mapear as ações realizadas por unidades de informação e entender quais atividades são realizadas e em que tipo de unidade. A partir da análise dos resultados pode-se perceber que as ações educativas em saúde são realizadas em bibliotecas e em sua grande maioria são focadas em produzir novos serviços de informação. Como contribuição o trabalho apresenta um banco de ações que podem vir a gerar ideias para outras unidades de informação.

Biografia do Autor

Daniela Capri, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista Capes-DS). Pós Graduada em Design de Interação pela Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI). Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz parte do grupo técnico da iniciativa Coronawiki. É membro do grupo de pesquisa Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde - IBICT.

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha (Revalido/reconhecido no Brasil ao título de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC). Mestrado em História do Brasil Meridional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (1980). Professora da Universidade Federal Santa Catarina (CED/PGCIN-UFSC).

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões