A experiência do usuário com treinamento remoto em biblioteca universitária

Autores

  • Maria Naires Alves de Souza
  • Rosane Maria Costa UFC

Palavras-chave:

Experiência do usuário, Treinamentos remotos, Biblioteca Universitária

Resumo

Trata-se de um relato de experiência acerca dos treinamentos no formato remoto, sua aceitação e repercussão entre os usuários da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma vez que os treinamentos, antes da pandemia de COVID-19, eram oferecidos somente no modelo presencial. Objetiva-se com esse trabalho descrever a experiência de discentes e docentes da área de saúde com os treinamentos remotos, via Google Meet, oferecidos pela BCS no período de março de 2020 até maio de 2022. Justifica-se esta investigação para a obtenção do feedback dos participantes dos treinamentos remotos realizados pela biblioteca nos quesitos temas de interesse, satisfação e aprendizado do usuário, para subsidiar a  tomada de decisão relativa à formatação de futuros treinamentos. O presente estudo é do tipo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, na modalidade relato de experiência. Os treinamentos solicitados pelos docentes à BCS versam sobre Portal de Periódicos da Capes, construção de estratégia de busca, uso de bases de dados, normalização de trabalhos acadêmicos, gerenciadores de referências e serviços da biblioteca. Considera-se aperfeiçoar os próximos treinamentos, seguindo com a modalidade presencial e incluindo definitivamente a modalidade on-line nas atividades da BCS, produzir mais materiais didáticos voltados para a prática dos discentes e tornar as apresentações mais atrativas e interativas.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, M. P.; MOTA, M. UX e o bibliotecário: um universo de possibilidades. 2020. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/ux-e-o-bibliotec%C3%A1rio-um-universo-de-possibilidades-pinheiro-martins/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 22 jun. 2022.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v.17, n. 48, p.60-77, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 15 jun. 2022.

NORMAN, D. The design of everyday things. New York: Basic Books, 2013. Disponível em: https://www.sunyoungkim.org/class/old/hci_f18/pdf/The-Design-of-Everyday-Things-Revised-and-Expanded-Edition.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PEREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria (RS): UFSM, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jun. 2022.

PSHOCK, D. A experiência do usuário de bibliotecas: servindo ao bem comum. Revista Experiência do Usuário, 2017. Disponível em: https://uxpamagazine.org/the-user-experience-of-libraries/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2022.

RODRIGUES, R. M. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Fortaleza: UFC, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/. Acesso em: 15 jun. 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios