Museus e equipamentos culturais
conhecimento, frequência e experiências
Palavras-chave:
Hábito cultural, Museus, Equipamentos culturais, João Pessoa - Paraíba, BrasilResumo
Partindo da consideração de que a instrução de nível mais elevado pode ser possibilitadora de hábito cultural mais potente, a pesquisa em relato, que se enquadra no âmbito dos estudos de público de museus, tem como objetivo evidenciar o conhecimento dos museus e equipamentos culturais da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, bem como a frequência a estes por parte dos discentes de programas de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, com recorte para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e o Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa é do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva. Correlaciona abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, questionário, com resultados tratados à luz do estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados dão conta de que o grupo investigado tem conhecimento ainda limitado dos museus e equipamentos culturais da cidade, o que reverbera na frequência que se dá algumas vezes ao ano e que expõe experiências que vão desde o encantamento, até sugestão de estratégias de divulgação destes espaços e suas programações. Conclui que ainda há desconhecimento da existência dos museus e equipamentos culturais da cidade e que a pesquisa se mostra importante para lançar luz a estes espaços e também como subsídio para gestão pública.
Referências
ANDRADE, Pedro (Coord.). Museus, públicos e literacia científico tecnológica: redes de comunicação de significados no espaço interdimensional do museu. Lisboa: Edições Colibri, 2010.
AMAZONAS, Archimedes Ribas. A imagem dos museus de Salvador e o público universitário. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 5., 2009. Anais [...]. Salvador, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.
COSTA, Luciana Ferreira da; BRIGOLA, João Carlos Pires. Hábito cultural de visita a museus: estudo de público sobre o Museu do Homem do Nordeste, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 4, Número Especial, p. 121-141, 2014.
KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Público, o X da questão: a construção de uma agenda de pesquisa de público no Brasil. Museologia e Interdisiplinaridade, v. 1, n. 1, jan./jul. 2012.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MORAES, Júlia Nolasco Leitão. Museus e público(s): a centralidade da relação público(s)-museus nos debates contemporâneos na Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Anais [...]. Florianópolis, 2019.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTANA, Aline Damasceno; PEREIRA, Wagner Lucas. O conhecimento e a frequência dos museus e espaços culturais em Belo Horizonte pelos discentes da UFMG. Multiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, dez. 2017.