Museus e equipamentos culturais

conhecimento, frequência e experiências

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Thiago Daniel da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • André Severino João do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Hábito cultural, Museus, Equipamentos culturais, João Pessoa - Paraíba, Brasil

Resumo

Partindo da consideração de que a instrução de nível mais elevado pode ser possibilitadora de hábito cultural mais potente, a pesquisa em relato, que se enquadra no âmbito dos estudos de público de museus, tem como objetivo evidenciar o conhecimento dos museus e equipamentos culturais da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, bem como a frequência a estes por parte dos discentes de programas de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, com recorte para o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e o Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa é do tipo bibliográfica, exploratória e descritiva. Correlaciona abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, questionário, com resultados tratados à luz do estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados dão conta de que o grupo investigado tem conhecimento ainda limitado dos museus e equipamentos culturais da cidade, o que reverbera na frequência que se dá algumas vezes ao ano e que expõe experiências que vão desde o encantamento, até sugestão de estratégias de divulgação destes espaços e suas programações. Conclui que ainda há desconhecimento da existência dos museus e equipamentos culturais da cidade e que a pesquisa se mostra importante para lançar luz a estes espaços e também como subsídio para gestão pública.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Full Professor at Federal University of Paraíba, João Pessoa, Brazil Department of Information Science Associate Graduate Program in Visual Arts (PPGAV UFPB/UFPE) PhD. in History and Philosophy of Science - Museology from University of Évora, Portugal Postdoctoral Researcher in Museology at the Federal University of Bahia, Brazil http://lattes.cnpq.br/3705181898814142 https://orcid.org/0000-0002-5894-2741 http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc

Gilvanedja Ferreira Mendes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bibliotec´ária-Documentalista da Biblioteca Central da UFPB. Mestra em Ciência da Informação pela UFPE.

Thiago Daniel da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela UFPB. Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB.

André Severino João do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmico do Curso de Graduação em Biblioteconomia pela UFPB

Referências

ANDRADE, Pedro (Coord.). Museus, públicos e literacia científico tecnológica: redes de comunicação de significados no espaço interdimensional do museu. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

AMAZONAS, Archimedes Ribas. A imagem dos museus de Salvador e o público universitário. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 5., 2009. Anais [...]. Salvador, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.

COSTA, Luciana Ferreira da; BRIGOLA, João Carlos Pires. Hábito cultural de visita a museus: estudo de público sobre o Museu do Homem do Nordeste, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 4, Número Especial, p. 121-141, 2014.

KOPTCKE, Luciana Sepúlveda. Público, o X da questão: a construção de uma agenda de pesquisa de público no Brasil. Museologia e Interdisiplinaridade, v. 1, n. 1, jan./jul. 2012.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MORAES, Júlia Nolasco Leitão. Museus e público(s): a centralidade da relação público(s)-museus nos debates contemporâneos na Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019. Anais [...]. Florianópolis, 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTANA, Aline Damasceno; PEREIRA, Wagner Lucas. O conhecimento e a frequência dos museus e espaços culturais em Belo Horizonte pelos discentes da UFMG. Multiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 7, n. 2, dez. 2017.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões