Bibliotecas universitárias na Agenda 2030

discutir e atingir a igualdade de gênero

Autores

  • Caroline Ivanski Langer UFPR
  • Aline Gomes de Brito Vieira Paternes UFPR

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Ensino Superior, Bibliotecas Universitárias, Agenda 2030

Resumo

O presente artigo analisa o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, referente à igualdade de gênero. Objetiva-se verificar possíveis intervenções para sua efetivação através de práticas específicas das bibliotecas universitárias. O estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que englobou duas etapas. A primeira foi referente à compreensão do conceito de igualdade de gênero proposto pela Organização das Nações Unidas e pesquisa referente à história da educação feminina no Brasil e atual presença da mulher no ensino superior, sob luz das considerações teóricas de Caetano e Fernandes, Nunes, Silva e Prestes e Stroparo e Moreira. A segunda parte elencou os posicionamentos emitidos pelas principais associações de bibliotecários nacionais e internacionais quanto ao papel das bibliotecas no cumprimento da Agenda 2030 como um todo e quanto ao OD5. A análise da pesquisa demonstrou a permanência de sérias desigualdades quando verificada a presença e oportunidades das mulheres no ensino superior, o que indica a necessidade de continuar propondo ações com vistas de neutralizar essas violências. Aponta-se a biblioteca universitária como potenciais instituições para promover a desejada igualdade. Nesse sentido, as sugestões elaboradas incluem ações práticas que possam empoderar mulheres estudantes e pesquisadoras, tais como a criação de clubes do livro e oficinas profissionalizantes com vistas à construção coletiva de um espaço seguro para construção e valorização das identidades femininas. Por fim, valoriza-se um planejamento específico para cada biblioteca com base nas recomendações da pesquisa e nas necessidades informacionais específicas de suas usuárias.

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Publicado

10-10-2022