Bibliotecas universitárias na Agenda 2030
discutir e atingir a igualdade de gênero
Palavras-chave:
Igualdade de gênero, Ensino Superior, Bibliotecas Universitárias, Agenda 2030Resumo
O presente artigo analisa o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, referente à igualdade de gênero. Objetiva-se verificar possíveis intervenções para sua efetivação através de práticas específicas das bibliotecas universitárias. O estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que englobou duas etapas. A primeira foi referente à compreensão do conceito de igualdade de gênero proposto pela Organização das Nações Unidas e pesquisa referente à história da educação feminina no Brasil e atual presença da mulher no ensino superior, sob luz das considerações teóricas de Caetano e Fernandes, Nunes, Silva e Prestes e Stroparo e Moreira. A segunda parte elencou os posicionamentos emitidos pelas principais associações de bibliotecários nacionais e internacionais quanto ao papel das bibliotecas no cumprimento da Agenda 2030 como um todo e quanto ao OD5. A análise da pesquisa demonstrou a permanência de sérias desigualdades quando verificada a presença e oportunidades das mulheres no ensino superior, o que indica a necessidade de continuar propondo ações com vistas de neutralizar essas violências. Aponta-se a biblioteca universitária como potenciais instituições para promover a desejada igualdade. Nesse sentido, as sugestões elaboradas incluem ações práticas que possam empoderar mulheres estudantes e pesquisadoras, tais como a criação de clubes do livro e oficinas profissionalizantes com vistas à construção coletiva de um espaço seguro para construção e valorização das identidades femininas. Por fim, valoriza-se um planejamento específico para cada biblioteca com base nas recomendações da pesquisa e nas necessidades informacionais específicas de suas usuárias.
Referências
BELTRÃO, Kaizô; ALVES, José Eustáquio. A reversão do hiato de gênero na Educação Brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.136, p.125-156, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n136/a0739136.pdf. Acesso em: 07 nov. 2021.
CAETANO, Ana Carolina de Souza; FERNANDES, Geni Chaves. Temas de uma agenda política para as bibliotecas universitárias: a ótica de discentes de pós-graduações mineiras. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf., Campinas, v. 12, n. 2, mai./ago. 2014, p. 150-172. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1608. Acesso em: 07 out. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. GEOCAPES Dados Estatísticos, 2016. Disponível em: http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/. Acesso em 06 nov. 2021.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Bibliotecas por um mundo melhor: Agenda 2030. São Paulo, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 01 nov. 2021.
GONTIJO, Míriam Rabelo; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes. Da inserção ao empoderamento: análise da trajetória de diretoras de instituições privadas de ensino superior de Belo Horizonte. READ. Porto Alegre. v. 23, p. 126-157, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/RKjHpXHxGrLJ/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 nov. 2021
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Minorities, Equal Participation, Social and Economic Development, and the 2030 Agenda for Sustainable Development. Repositório FEBAB, 2018. Disponível em: https://cdn.ifla.org/wp-content/uploads/files/assets/hq/ifla_-_minorities_equal_participation_social_and_economic_development_and_the_2030_agenda_for_sustainable_development.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Acesso e oportunidade para todos: Como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas. Repositório FEBAB, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acesso em: 08 nov. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Agenda 2030 e como as bibliotecas podem contribuir com a sua implementação. Repositório FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/438 Acesso em: 08 nov. 2021.
NUNES, Luiz Felipe Pereira. Biblioteca universitária como espaço de discussão em gênero e sexualidades. 2016, 55 f. Monografia [Bacharelado em Biblioteconomia] - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/11348/3/TCCG-Biblioteconomia-Luiz Felipe Pereira Nunes.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
ONUBR. Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Brasil: Nações Unidas no Brasil, 2016. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/06/Glossario-ODS-5.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021.
SILVA, Shirleide Karla de Oliveira; PRESTES, Emília Maria de Trindade. Igualdade de gênero no Ensino Superior: avanços e desafios. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 191-209, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/43564/21613. Acesso em: 27 out. 2021.
STROPARO, Eliane Maria; MOREIRA, Laura Ceretta. Bibliotecas universitárias federais brasileiras: acessibilidade/avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Educação, Santa Maria, v. 46, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao. Acesso em: 14 out. 2021.