Os 102 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a importância de suas bibliotecas no apoio à produção do conhecimento científico

Autores

  • Marília Cossich UFRJ

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Conhecimento científico, Produção científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bibliotecas

Resumo

Registra o aniversário de 102 anos de uma das maiores e melhores universidades do Brasil e da América Latina, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem por objetivo resgatar no centenário de sua existência a história, a trajetória e a memória institucionais, destacando a relevância e contribuição de suas bibliotecas para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico da universidade. Trata-se de uma revisão de literatura e para compor o referencial teórico foram utilizadas fontes bibliográficas e o site da universidade. Quanto aos resultados foram apontadas as 44 bibliotecas que compõem o quadro da universidade, sendo gerenciadas pelo Sistema de Bibliotecas e Informação. Conclui-se que as bibliotecas são de extrema importância para a construção e desenvolvimento da universidade, servindo de apoio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como um lugar de memória e preservação do patrimônio intelectual.

 

Referências

ANJOS, Cláudia Regina dos. Mídias sociais nas bibliotecas da UFRJ: adoção e monitoramento. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, dez. 2003.

HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araújo. Bibliotecas universitárias como espaços de aprendizagem. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 31, n. 1, p. 51-72, jan./jun. 2017.

QUEIROZ, Andréa Cristina de Barros. A trajetória da UFRJ: patrimônio, memória e acervos. In: Seminário A UFRJ faz 100 anos: história, desenvolvimento e democracia, Rio de Janeiro, 2017. Anais [...]. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, v. 2, p. 402-413, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Acesso à informação institucional: fatos e números. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://ufrj.br/acesso-a-informacao/institucional/fatos-e-numeros. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. UFRJ faz 100 anos 1920-2020. Nossa história é o seu futuro. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://100anos.ufrj.br. Acesso em: 21 maio 2022.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento