Alcance da produção acadêmica dos programas de pós-graduação em tecnologia de alimentos depositada no Repositório Institucional da UTFPR

Autores

  • Andréia Vieira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

acesso aberto, repositórios institucionais, universidades e faculdades - pós-graduação, estatística de bibliotecas

Resumo

Após muitos movimentos e esforços em prol do acesso aberto, a implantação de repositórios institucionais é uma realidade e sua consolidação amplia a disseminação da informação acadêmica e científica por reunir, armazenar, organizar, preservar, recuperar e promover ampla disseminação da informação científica produzida em uma instituição. A UTFPR adotou seu repositório institucional - o RIUT – em 2010 e a partir de então, iniciou-se nele o depósito da produção acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Mas até onde chega a produção depositada em um repositório institucional? Qual é o interesse em relação à produção acadêmica, o qual pode ser representado pelo número de visitas/visualizações aos itens das coleções presentes num repositório institucional, de um programa de pós-graduação de uma universidade, por exemplo? Responder essas questões, considerando as dissertações dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 2015 a 2020, foi o objetivo deste trabalho, a fim de identificar a visibilidade de 5 anos promovida pelo repositório institucional da universidade à produção acadêmica dos programas citados. A pesquisa indicou que foram depositadas no RIUT 162 dissertações relacionadas aos programas de pós-graduação estudados e que, por meio dos dados estatísticos públicos gerados pelo software DSpace do RIUT, quantificou-se o total de 50640 visitas/visualizações a esses itens, sendo 68,60% desse total acessos de origem nacional e 31,40% oriundos de diversas nações. Com isso, comprovou-se que há o interesse expressivo de usuários de diversas localidades às pesquisas produzidas pelos cursos selecionados neste trabalho e sugere-se o estudo futuro de agregadores altmétricos aplicados ao RIUT para medir o impacto imediato e a popularização de sua produção acadêmica em diversos públicos, já que uso de métricas em repositórios institucionais pode, de fato, ser subsídio para análise da produtividade institucional e sua visibilidade, bem como tornar-se instrumento adicional para avaliação de áreas de pesquisa.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios