Recursos informacionais em artes

acervo bibliográfico universitário e sustentabilidade cultural

Autores

  • Lauci Bortoluci Quintana MAC USP

Palavras-chave:

Sustentabilidade cultural, Biblioteca de artes, Acervo bibliografico, Biblioteca universitaria

Resumo

Esta comunicação trata sobre biblioteca universitária de artes e sua relação com a sustentabilidade cultural.  Tratarei sobre uma coleção bibliográfica pertencente ao Museu de Arte Contemporânea MAC USP e, como os recursos informacionais podem ser   participantes do processo de construção da sustentabilidade cultural. O trabalho versa sobre a doação da biblioteca particular de Walter Zanini e seu papel como recurso informacional na medida em que se dispõe a ser um recurso público    para pesquisas. Em segundo lugar, o texto também propõe a questão da inserção de uma nova coleção bibliográfica em um espaço público e universitário. A terceira questão busca entender em qual situação esse recurso pode ser o novo potencial para a transformação dessa instituição universitária e cultural em um centro referencial de pesquisa no campo das artes. A quarta questão é que a nova coleção pode ser o elo e a conexão na interrelação do desenvolvimento sustentável, conjugando aspectos sócio econômicos além de organizacionais em um processo de construção da sustentabilidade cultural. Em quinto lugar há a questão do acervo como participante do ciclo que contempla as três ações principais do patrimônio: coletar, preservar e pesquisar, em um planejamento de ações visando a disponibilização   do acervo bibliográfico. O acesso ao acervo bibliográfico será a ação central na busca de construção de um espaço consciente de pesquisa tendo como centro os vários assuntos da coleção doada. A metodologia estará pautada por dados biográficos do doador, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto da sustentabilidade cultural e sobre o conceito trabalhado pelas organizações mundiais relevantes para o tema. É certo que o doador construiu a biblioteca juntamente com as pesquisas de sua vida acadêmica, em todos os níveis, desde os anos iniciais no doutorado no exterior, o desenvolvimento de pesquisas para os livros de sua autoria, até os estudos enquanto diretor do MAC USP para a produção de exposições e de publicações.  Em uma visão, o que temos é uma coleção de livros, catálogos, revistas, que foram comprados, recebidos, lidos, utilizados, marcados, e que foram as fontes primárias que resultaram em literatura brasileira no campo das artes. O importante é que a coleção deverá ser analisada em si mesma, para posteriormente compor um ciclo que a caracterize como parte fundamental de futuros programas ou estudos universitários, que promovam o desenvolvimento de outras pesquisas que resultem no fortalecimento do desenvolvimento sócio educacional. Penso na biblioteca enquanto matriz conceitual de novas pesquisas, tema para novos pesquisadores, que pensem avante na construção de um desenvolvimento sustentável da cultura.

 

Referências

FREIRE, Cristina. Por um museu público: tributo a Walter Zanini. São Paulo: MAC USP, 2013. Folder de exposição. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002518046. Acesso em: 10 maio 2022.

FREIRE, Cristina. Biblioteca Walter Zanini. São Paulo: MAC USP, 2017. Folheto (32 p.). Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002900366. Acesso em: 10 maio 2022.

HAWKES, Jon. The fourth pillar of sustainability: culture’s essential role in public planning. Melbourne: Cultural Development Network, 2001. Disponível em: https://apo.org.au/node/253826. Acesso em: 10 maio 2022.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. IFLA Trend Report 2021: update. The Hague: IFLA, 2021. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/1830. Acesso em: 10 maio 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. New York: ONU, 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org. Acesso em: 10 maio 2022.

POP, Izabela et al. Achieving cultural sustainability in museums: a step towards sustainable development. Sustainability, Basel, v. 11, n. 970, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/11/4/970. Acesso em: 10 maio 2022.

QUINTANA, Lauci Bortoluci. Sustentabilidade Cultural na Biblioteca do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. In: SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE, 7., 2021. Anais... Rio de Janeiro: Redarte, 2022. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/7seminario-de-informacao-em-arte/trabalho/228591. Acesso em: 10 maio 2022.

SILVA, Liliana Souza e. Sustentabilidade na cultura: da diversidade cultural à sustentação financeira. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 2., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/ Politicas_Culturais/II_Seminario_Internacional/FCRB_Liliana_Sousa_e_Silva_Sustentabilidade_na_cultura.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Museu de Arte Contemporânea. Resolução Nº 6439, de 17 de outubro de 2012. Baixa o Regimento do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, 19 out. 2012.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 8 - III Fórum das Bibliotecas de Arte