Informatizar para organizar

o caso da Biblioteca Pública Municipal Maria Zenira Gonçalves Gomes – Ipaumirim-Ceará

Autores

  • Vanildo Pereira Pontes Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Informatização, Biblivre

Resumo

A biblioteca pública é um espaço de conhecimento transformador de uma sociedade, a qual dispõe para seus usuários diversos materiais para o desenvolvimento racional do ser humano, através da organização, disseminação e acesso a informação que a mesma disponibiliza. Sendo assim, este estudo tem por objetivo apresentar o processo de informatização para o acervo da Biblioteca Pública Municipal Maria Zenira Gonçalves Gomes da cidade de Ipaumirim-Ceará, a fim de aprimorar seus serviços, modernizar o tratamento técnico, organizar a circulação de material e agilizar o acesso e a recuperação da informação entre biblioteca e usuários. Com esta intenção, o estudo propõe a discorrer acerca dos fundamentos sobre o tema informatização de acervo da biblioteca, analisando-a e aplicando o software que irá ser implementado. Espera-se que os resultados alcançados sirva de apresentação argumentativo informacional para a literatura científica, que poderá auxiliar e contribuir na perspectiva de apresentar para as bibliotecas a importância da informatização de um acervo, sendo viável para a organização e recuperação da informação.

Referências

BIBLIVRE. Versão 5.0.17. c2022. Disponível em: https://www.biblivre.org.br/index.php. Acesso: 28 abril 2022.

GOMES, Sônia de Conti. Bibliotecas e sociedade na primeira república brasileira: fatores sócio-culturais que atuaram na criação e instalação de bibliotecas de 1890 a 1930. Belo Horizonte, 1981. 113 f. Dissertação [Mestrado em Administração de Bibliotecas] – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal de Minas Gerais.

IFLA; UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas: 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 30 abril 2022.

LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; KLEINUBING, Luiza da Silva; SOUZA, Nicole Amboni de. Sistema informatizado em unidades de informação: o processo de implantação no SENAI-SC. Disponível em: https://wwws.pucpr.br/sistemas_s/pergamum/pergamum/php/trab_apresent. php. Acesso em: 22 abril 2022.

PARANHOS, Wanda Maria Maia da Rocha. Fragmentos metodológicos para projetos e execução de gestão informatizada de coleções de documentos e serviços em bibliotecas. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp., 2º sem. 2004.

ROMANI, Claudia; BORSZCZ, Iraci (Orgs.). Unidades de Informação: conceitos e competências. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 7 - VI Fórum das Bibliotecas Públicas