A indexação compartilhada

uma proposta metodológica na atribuição dos termos nos textos jurídicos de Rui Barbosa

Autores

  • Ana Paula Lima dos Santos Universidade Federal Fluminense - UFF/ Bibliotecária e doutoranda
  • Dilza Ramos Bastos Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB

Palavras-chave:

Indexação social, Coleções especiais, Representação da informação

Resumo

Destaca a informação como agente transformador de mudança social. Aborda a importância das Obras Completas de Rui Barbosa, em especial suas obras jurídicas, em evidência legislações, constituições, códigos e leis civis, comerciais, penais e processuais de diversos países. Apresenta a informação jurídica com a necessidade de um olhar aplicado. Discute o caráter interdisciplinar da informação jurídica, apresentado por três perspectivas, a saber: analítica (através da doutrina); normativa (pela legislação) e interpretativa (por meio da jurisprudência). Apresenta a importância e evolução dos estudos voltados para representação e Organização do Conhecimento e a Recuperação da Informação pelo usuário. Estimula a criação de metodologias que favoreçam a indexação de forma célere e precisa com auxílio de pares. A metodologia é o estudo de caso. Conclui ressaltando a importância social da indexação para pesquisa e convoca o indexador assumir uma postura de busca pelo aperfeiçoamento profissional constante.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense - UFF/ Bibliotecária e doutoranda

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI-UFF. Curso concluído em 2012. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Curso concluído em 2006. Experiência em organização e administração de bibliotecas públicas. Chefe substituta da Seção de Processamento Técnico da UFRRJ, de 2008-2011. Participação no Grupo Formal de Estudos e de Trabalho do Processamento Técnico da UFRRJ, de 2009-2011. Atualmente compõe o corpo técnico administrativo da Universidade Federal Fluminense - UFF, no cargo de Bibliotecária-Documentarista, desempenhando funções no Processamento Técnico. Com experiência em catalogação em MARC 21, tanto no formato autoridade, como no formato bibliográfico, experiência em indexação temática. Experiência com Repositórios Institucionais, na formação de coleções. Conhecimentos do Sistema gerenciador Pergamum, Argonauta, DSpace e SOPHIA. Integrante do grupo gestor de implantação do Pergamum, de 2013-2015 e do grupo de trabalho de catalogação da SDC/UFF, de 2013-2016. Experiência como Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF, 2014-2015. Bolsista de Pesquisa na Fundação Casa de Rui Barbosa, na área de indexação temática jurídica, 2016-2018. Tutora do curso BIBEaD da UFRGS 2021-2021. Tutora BIBEaD da UFF/Consórcio CEDERJ 2022-

Dilza Ramos Bastos, Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2019). Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF (2006). Especialista em Docência Superior pelo ISEP (2000). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1977). Professora do Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação/RJ (1973). Possui experiência na área de gestão da informação, atuando principalmente em análise documentária e representação da informação em sistemas informatizados. Foi bibliotecária do Departamento Regional, do SENAI/RJ (1985-1999), chefiando a Divisão de Documentação e Informação Tecnológica do Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi, no período de 1989-1999. Participou da elaboração e do desenvolvimento de diversos projetos voltados à gestão da informação, tendo como referencial os princípios da Qualidade Total. Em 2002, ingressou como servidora pública na Fundação Casa de Rui Barbosa, passando a chefiar o Serviço de Biblioteca da instituição em setembro de 2008.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Um desenho epistemológico da Ciência da Informação a partir de suas correntes teóricas. In: ARAKAKI, Ana Carolina Simionato; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de (Orgs.). Questões teórico-epistemológicas para a Ciência da Informação: possibilidade e contribuições (E-Book). Coleção Educação em Ciências. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2020.

BASTOS, Dilza Ramos; SANTOS, Ana Paula Lima dos; Santos, Lourdes Maria. Fundamentos teóricos da representação do conhecimento e da informação: uma discussão sobre o indexador. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, p. 229/1-235, 2017.

BASTOS, Dilza Ramos; SANTOS, Ana Paula Lima dos; SANTOS, Lourdes Maria. Indexação temática em textos de Rui Barbosa. LIINC EM REVISTA, v. 14, p. 376/2-388, 2018.

BRAZ, Márcia Ivo; PINHO, Fabio Assis. Dispositivos de memória para informação jurídica: análise de procedimento de indexação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 87-106, jan./jun. 2013.

CATARINO, Maria Elisabete; BAPTISTA, Ana Alice. Folksonomia: um novo conceito para organização dos recursos digitais na Web. Data Grama Zero, Brasília, v. 8, n. 3, jun. 2007.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ci. Inf., Rio de Janeiro, 7(2): p.101-107, 1978.

GÓMEZ-DÍAZ, R. Etiquetar en la web social. Barcelona: Editorial UOC, 2012.

GUEDES, Roger De Miranda; MOURA, Maria Aparecida; DIAS, Eduardo José Wense. Indexação social e pensamento dialógico: reflexões teóricas. Inf. Inf., Londrina, v. 16 n. 3, p. 40– 59, jan./ jun. 2011.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Elaboração de ementas jurisprudenciais: elementos teórico-metodológicos. Brasília: Conselho da Justiça Federal, 2004.

GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução ao estudo do direito. Rio de janeiro: Forense, 37.ed., 2006.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumo: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

PALAIA, N. Noções essenciais de direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

PASSOS, E.; BARROS, L. V. Fontes de informação para a pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Reference service. London: Asia Publishing House, 1961.

SILVA, A. G. Fontes de informação jurídica: conceitos e técnicas de leitura para o profissional da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

SPITERI, Louise. Editorial: folksonomies, the Web and search engines. Webology, Local, v. 5, n. 3, editorial 17, 2008.

VAKKARI, P. Task complexity, problem structure and information actions: Integrating studies on information seeking and retrieval. Information Processing and Management, v. 35, n. 6, p. 819-837, nov. 1999.

Downloads

Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões