Mediação da leitura sob a perspectiva da Associação Viva e Deixe Viver

Autores

  • Raquel do Rosário Santos UFBA
  • Pamela Oliveira Assis UFBA
  • Taize Santos da Silva UFBA
  • Joelita Pereira Oliveira UFBA
  • Acrisonélia Medeiros De Sousa Rocha UFBA

Palavras-chave:

leitura, mediação da leitura, Associação Viva e Deixe Viver

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi evidenciar a trajetória e as ações de interferência da Associação Viva e Deixe Viver no processo de (trans)formação de leitores e, a partir dessa análise, subsidiar reflexões sobre perspectivas e possibilidades da atuação consciente do(a) bibliotecário(a), como agente mediador da leitura. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo como método o estudo de caso, ao focalizar nas ações realizadas pela Associação Viva e Deixe Viver. Para tanto, a técnica utilizada foi a aplicação do questionário junto ao fundador, Valdir Cimino, da Associação Viva e Deixe Viver. Como resultado, identificou-se que a Associação Viva e Deixe Viver realiza ações de interferência que apoiam a ressignificação da vida de leitores e leitoras e com base na análise dessas ações é possível constituir direcionadores que apoiam uma atuação humanizadora e inclusiva por parte do(a) bibliotecário(a), como um(a) mediador(a) de leitura que igualmente pode atuar na perspectiva humanizadora e inclusiva.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, UFBA

Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Pamela Oliveira Assis, UFBA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.

Taize Santos da Silva, UFBA

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialização em Gestão da Psicologia Organizacional pela Verbo Educacional e Bacharel em Secretariado Executivo pela UFBA.

Acrisonélia Medeiros De Sousa Rocha, UFBA

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Tecnologia Educacional em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP.

Referências

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Publicado

10-10-2022