A organização da informação na Cultura da Convergência: análise sobre a classificação da Netflix
Autores
Andrei Roberto de Araujo
USP
Deise Maria Antonio Sabbag
USP
Bruna Daniele de Oliveira Silva
UNESP
Palavras-chave:
CBBD 2019, Ciência da Informação, Teoria da Classificação, Organização do Conhecimento, Organização da Informação, Cultura da Convergência, Netflix.
Resumo
A partir do avanço tecnológico de agregar as pessoas e proporcionar novos formatos no compartilhamento de ideias nasce o termo designado como Cultura da Convergência. Com movimentos sociais responsáveis por uma mudança na produção, distribuição e consumo de produtos de entretenimento, como elemento desse cenário está a Netflix. Empresa streaming de audiovisuais na vanguarda de seus serviços. A organização do conhecimento e a organização da informação são conceitos trabalhados academicamente na Biblioteconomia e Ciência da Informação, desde meados do século XX. Para a área, essas noções ajudam a entender como tanto a informação quanto o conhecimento estão ligados a história humana. O objetivo deste trabalho é verificar dentro do contexto da Cultura da Convergência a organização da informação e conhecimento, utilizando os conceitos da Teoria da Classificação, analisando a classificação do catálogo audiovisual digital Netflix. Assim, foram pegos todos os quarenta termos de sua lista nas categorias “Filmes” e “Séries” e mais dez audiovisuais de seu acervo relacionados à Cultura da Convergência, posteriormente, foram criadas fichas para comparar sua classificação com os conceitos da Teoria da Classificação. A metodologia é de caráter exploratória e bibliográfica, com pesquisa investigativa na classificação da Netflix. Como resultados obtidos identificou-se uma classificação superficial, contendo dois níveis classificatórios, não ter modulação e sem presença de extensão e compreensão nos níveis que possui. Concluindo, pode-se dizer que seu sistema de organização do conhecimento não contribui para uma busca por parte do usuário de forma positiva para se encontrar determinados assuntos ou audiovisuais em particular.