Campanha Multa Solidária no Sistema de Bibliotecas UFPel: um relato de experiência.

Autores

  • Juliane Weber Peters UFPel
  • Patricia de Borba Pereira UFPEL
  • Dafne Silva de Freitas UFPel
  • Raquel Padilha Silveira UFPel

Palavras-chave:

campanha multa solidária, gestão de bibliotecas, responsabilidade social

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência, a qual reflete a relevância da gestão do Sistemas de Bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (SisBi/UFPel), na realização de práticas solidárias voltadas à responsabilidade ética, econômica e social dos usuários. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo descrever a importância de estreitar a relação das bibliotecas com seus usuários, de modo que essa relação proporcionasse benefícios para a comunidade acadêmica. Diante disso, criou-se, no ano de 2017, o projeto “Campanha Multa Solidária”. O referido projeto permite aos usuários, que possuem multas decorrentes do atraso na devolução de livros, quitá-las por meio de doações. Uma forma de ajudar o próximo e de desenvolver a responsabilidade ética e social do usuário. Os itens a serem doados e o seu respectivo valor em reais são divulgados por meio de cartazes colados em todo o espaço das Bibliotecas e no site e nas redes sociais do SisBi/UFPel. A “Campanha Multa Solidária” ocorre uma vez por semestre. No verão, com o tema “Campanha Verão Solidário” e no inverno, com o tema “Campanha do Agasalho”. As doações recebidas são repassadas para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e para o Hospital Escola (HE). O Assim sendo, o projeto “Campanha Multa Solidária” nos permitiu perceber a importância da reflexão da responsabilidade ética, econômica e social dentro das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES).

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Eixo 6: Gestão de bibliotecas