A educação de usuários em bibliotecas universitárias visando à preservação do acervo: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

  • Marta Leandro da Mata UFES
  • Catia Maria Scoto da Silva UFES
  • Meri Nadia Marques Gerlin UFES

Palavras-chave:

Educação de usuários. Biblioteca universitária. Preservação de acervos.

Resumo

As Bibliotecas Universitárias são consideradas bibliotecas educativas, fundamentais na disseminação da informação e do conhecimento, seu ambiente é propício para a promoção do desenvolvimento intelectual. Por isso, é essencial que sejam adotadas medidas que garantam a vida útil dos acervos. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas dos usuários em relação à conservação do acervo. De modo específico, buscou-se verificar o perfil dos usuários, identificar sua compreensão acerca dos fatores de deterioração do acervo e verificar se contribuem com o processo de preservação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa, para coleta de dados foram aplicados 100 questionários de modo aleatório com os usuários presentes na biblioteca. Os resultados mostram que a maioria dos participantes é do sexo feminino, que está no período de graduação. Uma parte significa acredita que os indivíduos causam danos ao acervo, mas viram poucos usuários deteriorando o acervo, também compreendem as atitudes que não devem ter com relação à coleção. Considera-se que apesar de possuírem conhecimentos relacionados à preservação do acervo, as ações direcionadas à educação de usuários são fundamentais em uma biblioteca universitária visando garantir maior durabilidade dos materiais.

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Seção

Eixo 6: Gestão de bibliotecas