UM OLHAR PARA O PASSADO. UM OLHAR PARA O FUTURO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO À HISTÓRIA DOS AFRO BRASILEIROS PRESERVADA PELA BIBLIOTECA NACIONAL

Autores

  • Andreia Sousa Da Silva UFSC

Palavras-chave:

Biblioteca Nacional Digital, Memória Social, Afro-brasileiros

Resumo

este trabalho visa conhecer e identificar os documentos disponibilizados no acervo da Biblioteca Nacional Digital, sobre a história e cultura dos africanos e afro brasileiros. O objetivo desse tem como intuito conhecer o acervo sobre a cultura e história dos africanos no Brasil e os afro brasileiros, através do banco de dados da Biblioteca Nacional Digital, da Fundação Biblioteca Nacional e verificar de que forma esses documentos/informações estão disponibilizados para os pesquisadores e outros interessados. Por isso, essa pesquisa apresenta algumas questões que nortearam o desenvolvimento desse trabalho. De que forma é promovida a preservação da memória sobre a história dos africanos que viveram no Brasil e dos afro brasileiros? Qual a metodologia de coleta, organização, preservação e disseminação de materiais informacionais, usada pela BN para agrupar esses documentos? Quais as tecnologias aplicadas para favorecer a memória digital? Qual a quantidade e tipos de documentos disponíveis na Biblioteca Digital sobre a história dos africanos e afro brasileiros? Qual a finalidade da BN em favorecer meios mais democráticos para a preservação das informações sobre os negros no Brasil? Por fim, percebe-se que a Biblioteca Digital Nacional consegue disseminar as informações/ documentos relacionados à memória dos afro brasileiros pois fortalece a importância dessa fonte de informação e memória social para os pesquisadores em estudos afro brasileiros e para a população, fortalecendo dessa forma, o papel da biblioteca como unidade de informação cultural e histórica.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 9: Bibliotecas, Preservação e Memória.(Gestão de Preservação em Bibliotecas; Gestão de Coleções Especiais e Livros Raros; História dos Bibliotecários e da Biblioteconomia no Brasil; Sustentabilidade, preservação e baixo recursos; Democratização, acesso e preservação de acervos patrimoniais).