AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE BENS CIENTÍFICOS E CULTURAIS EM FORMATO DE MULTIMEIOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (BCE/UNB): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vânia Natal de Oliveira UNB
  • Eveline Filgueiras Gonçalves UnB

Palavras-chave:

Política de desenvolvimento de coleções. Critérios de seleção de multimeios. Preservação científica e cultural.

Resumo

O relato de experiência trata-se da avaliação de itens não tratados do acervo de multimeios da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) e a sistematização de critérios de seleção para o setor de Coleções Especiais (COLESP). A amostra avaliada foi composta de 310 itens, entre CDs e DVDs, correspondendo a 62,88% do universo de 493 itens. O processo foi composto de três etapas: conhecer, processar e destinar. A primeira englobou ações de identificação, separação e registro dos itens e na segunda a pesquisa e seleção, para finalmente efetivar-se a destinação, ou seja, última etapa, disponibilizar os itens selecionados para integrar o acervo ou encaminhar para intercâmbio e doação. Verificou-se que é possível estender o modelo de sistematização para outros itens que aguardam avaliação. Considerando o valor científico e cultural desse material sugere-se que é importante a continuação do tratamento dos multimeios. Mediante o volume de itens torna-se necessária a contratação de profissionais, através de projetos que contemplem também a conversão dos itens em mídias mais atuais e acessíveis.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 9: Bibliotecas, Preservação e Memória.(Gestão de Preservação em Bibliotecas; Gestão de Coleções Especiais e Livros Raros; História dos Bibliotecários e da Biblioteconomia no Brasil; Sustentabilidade, preservação e baixo recursos; Democratização, acesso e preservação de acervos patrimoniais).