BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PARADOXAL ENTRE O PRESCRITO E O NECESSÁRIO NO ÂMBITO DA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS

Autores

  • Erika Alves dos Santos Fundacentro / MTE
  • Marcos Luiz Mucheroni USP

Palavras-chave:

Referências. Recuperação da informação. Representação descritiva. Padrão, norma.

Resumo

O cenário anfibológico caracterizado pelo irreprimível e crescente aumento no volume de informações científicas (e não científicas) na contemporaneidade configura o conceptáculo que iniciou o delineamento do problema em pauta. Em face do volume de informações geradas diariamente aborda-se a elaboração de referências enquanto mediadoras e facilitadoras da recuperação de informações confiáveis e enquanto faceta da representação descritiva. Evidencia-se a relação de interdependência da referência perante a catalogação, considerando sobretudo a relação de dependência da referência perante a outros instrumentos, tal como os catálogos das bibliotecas para o acesso ao documento referenciado. Apresenta considerações críticas quanto a existência de diversos estilos bibliográficos replicados em inúmeras versões interpretadas por instituições de diversas naturezas, em controvérsia ao propósito de existência de tais instrumentos, que é justamente a unificação da linguagem descritiva científica. Por último, propõe-se o uso das tecnologias da web semântica e dos dados ligados (linked data) como contribuição para o estabelecimento de interconexões entre documentos afins bem como para a descrição destes documentos, na forma de referências.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 6: IV EEPC - Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação. Organização e Tratamento da Informação: tecnologias e novas ferramentas, instrumentos, processos, produtos e serviços, políticas, cooperação.