NOVAS TECNOLOGIAS E ACESSIBILIDADE NAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Rosilene Supriano de Jesus Rosa Ifes

Palavras-chave:

Biblioteca. Aprendizagem. Tecnologia de Informação e Comunicação. Acessibilidade

Resumo

O presente trabalho analisa como as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s estão ajudando as bibliotecas no desenvolvimento de ações que surgem como necessárias para atender as demandas dos usuários do século XXI. Mostra como estão sendo utilizadas pelas bibliotecas do Ifes ajudando na realização e promoção de suas atividades, produtos e serviços e contribuindo para a inclusão de pessoas com necessidades específicas. A pesquisa bibliográfica apresenta algumas ações realizadas em instituições brasileiras apresentando tendências do uso das novas tecnologias. O estudo de caso envolvendo os coordenadores das bibliotecas do Ifes e os alunos da instituição que se declararam portadores de necessidades educacionais específicas investiga se critérios de acessibilidade arquitetônica ou física, de acessibilidade de conteúdo e de acessibilidade tecnológica são atendidos por suas bibliotecas e o que vem sendo feito para melhorar esse atendimento. A pesquisa conclui que na escola do futuro a biblioteca deve estar cada vez mais voltada à utilização de novas tecnologias procurando atender as novas demandas informacionais de seus usuários através de um ambiente acolhedor e de produtos e serviços inovadores.

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Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.