MEDIAÇÃO DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR POR MEIO DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA REDE LEITORA “LER PRA VALER” NO BAIRRO COROADINHO EM SÃO LUÍS - MA

Autores

  • Anna Caroline Mendes UFMA
  • Irajayna de Sousa Lage Lobão UDESC
  • Maurício José Morais Costa UFMA
  • Synara Azevedo Ferreira UFMA

Palavras-chave:

Rede Leitora “Ler pra Valer. Mediação de Leitura. Inclusão Social. Comunidade do Coroadinho – São Luís.

Resumo

Estudo acerca das contribuições do Terceiro Setor e da Rede Leitora “Ler pra Valer” na formação de leitores na comunidade do Coroadinho em São Luís, Maranhão. Visa compreender de que forma e por meio de quais ações a Rede Leitora “Ler pra Valer” tem atuado no incentivo à leitura e mudança social na comunidade do Coroadinho em São Luís. Trata de um estudo exploratório e descritivo, que utiliza da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de discussão. Discorre sobre a importância da leitura como instrumento de inclusão social. Destaca a importância da mediação da leitora no incentivo ao hábito de leitura. Relata a existência e relevância das instituições do Terceiro Setor em especial a Rede Leitora “Ler pra Valer” como veículo capaz de minimizar desigualdades sociais por meio de suas ações na comunidade do Coroadinho em São Luís do Maranhão. Aponta as percepções das mediadoras da rede leitora “Ler pra Valer” sobre a formação de leitores. Destaca ações desenvolvidas pela Rede Leitora “Ler pra Valer” na comunidade do Coroadinho, sobretudo as práticas de mediação de leitura, projetos realizados, dentre outras ações. Finaliza acentuando que, as ações realizadas pela Rede Leitora na comunidade do Coroadinho, potencializam a educação dos indivíduos, tornando-os cidadãos na mais perfeita denominação de integração social, uma vez que as atividades desenvolvidas proporcionam uma forma dinâmica de aprendizagem, aprendizagem esta não formal, mas cultural, cidadã e integradora.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.