GÊNERO E SEXUALIDADE COMO TEMAS DE TESES E DISSERTAÇÕES: LEVANTAMENTO QUANTITATIVO NOS REPOSITÓRIOS DO IBICT E DA CAPES

Autores

  • Francisco Welton Silva Rios IFTO
  • Maria Naires Alves Souza UFC

Palavras-chave:

Produção acadêmica. Teses e Dissertações. Bibliometria. Gênero. Sexualidade.

Resumo

Teses e dissertações são importantes fontes de informação científica e tecnológica produzidas no seio acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que auxiliam no crescimento e desenvolvimento de pesquisas, em diversas áreas do conhecimento. No Brasil, existem dois importantes repositórios de teses e dissertações: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Banco de Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Apoio a Pessoa de Nível Superior (CAPES). Objetivou-se apresentar os registros numéricos da produção acadêmica de pós-graduação stricto sensu que abordam os temas gênero e sexualidade nos repositórios de teses e dissertações da CAPES e do IBICT. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem bibliométrica, efetuando buscas pelos descritores “gênero” e “sexualidade”, nos repositórios supracitados, nos períodos de 2004-2014 (BDTD/IBICT) e 2010-2013 (Banco de Teses da CAPES). Os resultados mostram os seguintes dados numéricos e estatísticos das produções acadêmicas dos temas, sendo 420 teses e 798 dissertações, representando 0,62% de 67.575 e 0,39% de 204.473, respectivamente, no repositório BDTD do IBICT; enquanto que 163 teses e 504 dissertações, com percentuais de 0,30% de 53.213 e 0,27% de 182.296, respectivamente, no Banco de Teses da CAPES. Destacam-se registros quantitativos das produções acadêmicas centradas nas regiões Sudeste e Sul do País. Infere-se que as produções acadêmicas que incluem estes temas nos repositórios expressam um baixo volume frente ao quantitativo numérico de teses e dissertações geradas pelas IES e depositadas nos mesmos.

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Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.