BIBLIOTERAPIA NA UNIRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO E EXTENSÃO

Autores

  • Marilia Amaral Mendes Alves UNIRIO
  • Hugo da Costa Maia Bernardo UNIRIO

Palavras-chave:

Biblioterapia, Biblioterapia social, Formação do bibliotecário.

Resumo

A temática da Biblioterapia vem se consolidando e expandindo como um campo de atuação para os bibliotecários embora raramente seja abordada nos cursos de Biblioteconomia ou mesmo de outras áreas correlatas, exatamente pelo seu caráter de inovação. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) elaborou-se, em 2016, um projeto de ensino e uma disciplina optativa, dentro da proposta curricular de Tópicos Especiais em Temas Contemporâneos, de forma a abordar o tema para alunos de Biblioteconomia. Em paralelo, iniciou-se o projeto de extensão Biblioterapia em Estudo com o objetivo de promover estudos e práticas no âmbito da Biblioterapia. O projeto de ensino Biblioterapia: um campo de atuação contemporânea na Biblioteconomia teve por objetivo geral desenvolver um projeto piloto para a discussão e a aprendizagem interdisciplinar dos tópicos referentes à Biblioterapia, possibilitando maior compreensão da temática e permitindo que os alunos contribuíssem para a definição de conteúdos programáticos futuros e desenvolvimento de material instrucional. O projeto Biblioterapia em Estudo, aberto à comunidade externa, propõe-se a realizar estudos e práticas no âmbito da Biblioterapia, contribuindo para o alcance de melhores perspectivas no viver dos sujeitos na sociedade. Sua execução continua no ano de 2017, com grande repercussão externa no formato de Grupo de Estudos, e hoje faz da UNIRIO um ambiente de referência sobre esse tema no Brasil.

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Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.