BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS INCLUSIVAS: ACESSIBILIDADE E OPORTUNIDADES PARA OS USUÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz UA
  • Ana Margarida Pisco Almeida UA
  • Cassia Cordeiro Furtado UFMA

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária Inclusiva, Acessibilidade, Oportunidades, Usuários com Necessidades Educativas Especiais

Resumo

Pesquisa objetiva identificar as ações e projetos de acessibilidade desenvolvidos pelas bibliotecas universitárias federais brasileiras para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades e colaboração para a pesquisa na disponibilização de dados e informações para gerar novos conhecimentos. Esta investigação relata resultados parcelares de uma pesquisa mais abrangente e em curso que estudar as boas práticas inclusivas das bibliotecas universitárias no contexto brasileiro e português. Utilizou-se um inquérito por questionário on-line survey aplicado a 21 bibliotecários de bibliotecas universitárias federais brasileiras, durante o período de novembro de 2016 a maio de 2017. Obteve-se retorno de 14 respostas válidas. A análise dos dados recolhidos envolve algum tratamento em SPSS, em nível de estatística descritiva básica. Os resultados destacam que as bibliotecas foco desta pesquisa oferecem algum tipo de serviço/produtos direcionado para usuários com NEE, porém ainda de forma muito incipiente e insatisfatória. Recomenda-se que as Instituições de Ensino Superior, em especial, a biblioteca universitária crie suas políticas informacionais para estabelecer diretrizes para o acesso inclusivo de usuários com e sem NEE, na perspectiva de incluí-los em um único espaços com uma diversidade de serviços comuns e acessíveis a todos.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.