BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL DE SERGIPE - UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Claudia TERESINHA STOCKER BIAFA-SECULT

Palavras-chave:

Dinamização de Biblioteca, Biblioteca Pública, Biblioteca Infantil, Incentivo à leitura, Formação de Leitores

Resumo

Apresenta o relato de experiência de projetos de incentivo à leitura realizados na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe. Iniciado em 2007, vários projetos foram implantados visando dar dinamismo a biblioteca com ações voltadas a primeira infância, ao público juvenil e adultos. Com o lema “Inserindo pequenos cidadãos no mundo a leitura”, a biblioteca implantou seu principal projeto, 1,2,3...era uma vez de incentivo à leitura através de ações de contações de histórias, mediação de leitura, encontro com escritores e lançamento de livros, exposições, teatro de fantoche, oficinas, concursos, premiações e a criação do Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe. Criou o Projeto Trocando Leituras que oportuniza a troca de livros e gibis. Projeto Leitor Destaque que premia os leitores mais assíduos da biblioteca. Projeto Teia Literária com abordagem de temas específicos (Lendas, Contos, Fábulas, Cordel, Quadrinhos, Poesia, entre outros), realizados através da mediação de leitura, mensalmente. Projeto #EuLeio!, em parceria com a Rede Ler e Compartilhar(Maceió-AL) que dá oportunidade as escolas públicas que não possuem biblioteca, receber sacolas com acervo variado para trabalhar a leitura com os alunos por determinado período. Projeto Aprender e Capacitar, que tem o objetivo de oferecer oficinas temáticas variadas com carga horário de 4h aos sábados. Todos os projetos visam tornar a biblioteca um espaço dinâmico e vivo, conhecido e frequentado pela comunidade e por fim, o Projeto Leitura Premiada, criado com o objetivo de ampliar o uso do acervo literário através do empréstimo domiciliar.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.