BIBLIOTECA PARA TODOS: IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM SETOR PARA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO PARA O ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa UFMG
  • Beatriz Valadares Cendon UFMG
  • Jorge Santa Anna UFES

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias. Educação a Distância. Bibliotecas Polos. Estudos de uso e usuário da informação. Serviços e produtos informacionais na EaD

Resumo

O estudo compreende uma pesquisa de mestrado sobre a contribuição das bibliotecas acadêmicas no contexto da Educação a Distância. Analisa a contribuição das Bibliotecas Universitária e a integração com as Bibliotecas Polos onde a instituição oferece os cursos a distância; a forma de disponibilização e organização do conhecimento científico para uso na Educação a Distância e a maneira de como viabilizar os recursos informacionais aos usuários dessa modalidade de ensino, haja vista sustentar as atividades acadêmico-científicas. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação realizado junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais e as Bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial. Contemplou duas etapas: visita realizada nas Bibliotecas Polos e estudo de usuários, conduzido por meio da aplicação de questionário aos alunos dos cursos oferecidos a distância, com o intuito de verificar como os alunos fazem para ter contato/acesso com o material informacional necessário na realização das atividades discentes. Constatou-se que o material bibliográfico existente nos polos, comparado com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade, não atende às necessidades dos usuários e ao ideal de uma Biblioteca Polo. Percebeu-se que os alunos desconhecem os serviços informacionais que podem ser oferecidos a eles por meio das bibliotecas acadêmicas. É sugerida a integração entre as bibliotecas acadêmicas e as Bibliotecas dos Polos, de modo a ampliar a contribuição dessas bibliotecas aos cursos oferecidos. Recomenda-se a criação de um espaço físico, com infraestrutura, serviços e produtos informacionais adequados, além da necessidade de bibliotecários, e assim, socializar o conhecimento para todos.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.