ARVORETECA: INCENTIVANDO A LEITURA

Autores

  • Sabrina Vaz da Silva FURG
  • Flávia Reis de Oliveira UCS
  • Rafaela Dala Riva Nogueira FURG

Palavras-chave:

Biblioteconomia social. Biblioteca universitária. Biblioteca alternativa. Incentivo a leitura. Projeto social.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência vivenciado através do projeto Arvoreteca: incentivando a leitura, viabilizado por meio de projeto de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É viabilizado pelo Sistema de Bibliotecas (SiB) da Furg e realizado mensalmente na Praça Tamandaré, situada no centro da cidade do Rio Grande/RS. O projeto consiste na doação de livros de literatura em geral, infantil e infanto-juvenil. Enquanto projeto de extensão, o Arvoreteca tem como objetivo proporcionar o acesso à leitura, através de uma biblioteca alternativa, distribuindo livros gratuitamente. Dispostos em árvores, os livros ficam disponíveis para retirada para as pessoas que por ali passam. Nesta perspectiva, o Arvoreteca tem trabalhado para proporcionar acesso à leitura e conscientizar a importância de incentivar o seu hábito. Por meio das ações realizadas, visa contribuir para a formação social, cultural e educacional da sociedade. Entendemos o quão relevante se faz ações desenvolvidas no âmbito da biblioteca para além do espaço físico deste local. Acreditamos no seu papel de disponibilizar acesso à informação para toda a sociedade, de maneira a proporcionar educação e acima de tudo, multiplicar espaços sociais. Ao haver essa pluralização é possível a aproximação de uma evolução social, tendo assim cidadãos que agregam valores inestimáveis a si mesmos e a sociedade em geral. É neste sentido que o Arvoreteca atua como projeto social que estende o acesso à leitura de dentro da Universidade para a comunidade que está em seu entorno.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.