ANÁLISE DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Ismael Soares Pereira UFRN
  • jose Diniz junior UFRN

Palavras-chave:

Competência em informação. Comportamento de busca de informação. Armazenamento e recuperação da informação. Gestão da informação. Revisão de literatur

Resumo

Este trabalho de comunicação cientifica resulta de pesquisa em nível de mestrado, cujo objetivo foi analisar a competência em informação dos discentes do Curso de Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na perspectiva do acesso à literatura científica. Caracteriza-se como estudo descritivo que utiliza abordagem de análise quantitativa. A coleta dos dados procedeu-se mediante aplicação de questionários à turma do quarta semestre, obtendo um total de 37 participantes. Os resultados indicam que os discentes selecionam adequadamente as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa e sabem utilizar catálogos de bibliotecas. Mostram também que apesar da preferência pela internet para acessar a literatura científica, a maioria sente dificuldades em realizar buscas nas bases remotas de dados, destacando como principal o uso das técnicas de pesquisa. Por meio de análise individual de desempenho, confirma-se a necessidade de aperfeiçoar nos estudantes as habilidades técnicas necessárias ao acesso efetivo de publicações científicas. Conclui que desenvolver programas de competência em informação nos cursos de Medicina é uma estratégia que pode resultar em avanços significativos na formação desses futuros profissionais e contribuir para a melhoria das condições de saúde da população.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.