ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA USUÁRIOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUSTISTA NA BIBLIOTECA

Autores

  • Marcos PASTANA SANTOS IFRJ
  • Cládice Nóbile Diniz UNIRIO
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes UERJ

Palavras-chave:

Reabilitação de Pessoa com Transtorno de Espectro Autista. Biblioteca. Acessibilidade Informacional.

Resumo

Busca apresentar aos profissionais das bibliotecas escolares e comunitárias a importância de se capacitarem para que possam atender as necessidades informacionais do usuário com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e melhor solucionarem as situações adversas com que podem se deparar no cotidiano. O estudo tem fins explicativos e apoiou-se em pesquisa bibliográfica, com objetivo de levantar atividades que possam ser realizadas com esses usuários. Os dados foram tratados por método qualitativo. Os usuários com TEA são membros da comunidade e podem e devem participar de atividades propostas pela biblioteca. Para isso, será necessário receber o apoio apropriado. O gestor da biblioteca criando ações acessíveis possibilitará a construção de um ambiente adequado, confortável e agradável. Conclui que essa oferta de serviços informacionais é relevante pelo número de casos, sendo comum encontrar crianças com o transtorno que frequentam as escolas da rede regular de ensino e estas, em suas bibliotecas, contam com o bibliotecário que, conjuntamente com os professores, podem promover atividades informacionais que aumentem o vocabulário deste usuário e permitam através da leitura potencializar sua sociabilidade, suas emoções afetivas e a inteligência cognitiva.

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Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.