A “BIBLIOTECA SEMENTE SOCIAL” DA ÁREA ITAQUI-BACANGA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: BASES PARA A ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA, IDENTIDADE, PRODUÇÃO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DA REGIÃO

Autores

  • Valdirene Pereira da Conceição UFMA
  • Maurício José Morais Costa UFMA

Palavras-chave:

Biblioteca Semente Social. Área Itaqui Bacanga. Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga – ACIB. História e Memória da Área Itaqui-Bacanga.

Resumo

Estudo acerca do impacto da criação da “Biblioteca Semente Social” no desenvolvimento comunitário da Área Itaqui-Bacanga, em São Luís - MA. Destaca que o Projeto de Criação da “Biblioteca Semente Social”, visa constituir um espaço público, integrado à estrutura da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) em São Luís, onde sejam reunidos, recuperados, organizados, preservados e divulgados registros visuais, sonoros, bibliográficos dentre outros relativos à memória, à identidade, à produção cultural e ao desenvolvimento sustentável da região Itaqui-Bacanga. Visa também, identificar e catalogar a produção técnico-científica dos pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre a região, bem como, manter sob sua guarda bens culturais e acervos recebidos de instituições oficiais, de entidades civis e de pessoas da comunidade em geral, por meio de doações, permutas, custódia e através do registro da história oral da comunidade. Apresenta os dados coletados por meio do método etnográfico, durante a pesquisa de campo na referida região, na perspectiva de resgatar as formas como as tradições orais subsistiram até hoje. Mostra as atividades realizadas para a criação da Biblioteca Semente Social, tais como o mapeamento, identificação e higienização dos bens culturais da Área Itaqui-Bacanga disponíveis na ACIB, além do processo de representação e descrição dos recursos, visando a organização, recuperação e uso do acervo. Infere o papel da Biblioteca Semente Social como um importante aparelho de transformação política, social e cultural da Área Itaqui-Bacanga, bem como, acentua seu caráter informativo e educacional para o desenvolvimento e preservação da memória da Área.

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Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.