A MEDIAÇÃO DE LEITURA NUM CONTEXTO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA A CÉU ABERTO DO PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NA VILA RESIDENCIAL DA UFRJ

Autores

  • Adília Batista de Araújo UFRJ
  • Patrícia Mallmann S. Pereira UFRJ
  • Luciano Rodrigues de Souza Coutinho UFRJ

Palavras-chave:

Leitura. Mediação de leitura. Biblioteca comunitária. Projeto de extensão universitária.

Resumo

Discute sobre atividades de mediação de leitura para crianças num contexto de biblioteca comunitária. Entende que a leitura, muito mais do que símbolos para a representação da palavra, reflete as experiências de vida do indivíduo, sendo que os significados criados a partir dessas experiências são construídos coletivamente. Possui como objetivo apresentar uma reflexão sobre o processo de mediação de leitura destinado a crianças, a partir da experiência do projeto de extensão Biblioteca Comunitária na Vila Residencial da UFRJ. Expõe o projeto e sua principal atividade, denominada “Biblioteca a Céu Aberto”, que consiste em levar a biblioteca comunitária para a praça central da Vila e em desenvolver atividades de mediação de leitura. Utiliza para este relato as ações realizadas em comemoração ao dia das mães de 2017, que foi direcionada à diversidade das famílias. Parte do pressuposto de que todas as atividades desenvolvidas numa biblioteca comunitária devem refletir as demandas e necessidades da comunidade local e lhe fazer sentido. E entende que a criança significa a leitura a partir do que conhece, e produz a sua experiência de leitura com a sua experiência de mundo. Conclui que o projeto de extensão participa da construção da cidadania desde a infância, tendo como premissa que o acesso à leitura, à cultura e ao lazer fazem parte dos direitos sociais.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.