A EXTENSÃO COMO PRÁTICA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DAS UNIVERSIDADES EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS: O CASO DO PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NA VILA RESIDENCIAL DA UFRJ
Palavras-chave:
Biblioteca Comunitária. Politicas Públicas. Extensão universitária.Resumo
A discussão atual aponta a biblioteca comunitária como um espaço destinado ao envolvimento e à inserção do público local que proporcione acesso à informação, leitura e cultura, com a finalidade de promover a inclusão social, a redução da desigualdade e suprir injustiças. O objetivo deste trabalho de relato de experiência é apresentar as atividades de um projeto de extensão como expressão de uma prática política e pedagógica, como resultado de uma política pública aplicada pelas universidades públicas para fornecer recursos técnicos e financeiros à implementação de bibliotecas comunitárias. A experiência a ser observada é a do Projeto Biblioteca Comunitária na Vila Residencial da UFRJ. Assim, o objetivo do referido projeto é implantar e manter uma biblioteca comunitária em parceria com a comunidade local, dando suporte às atividades comunitárias e servindo de espaço público de agregação, informação, lazer, aprendizado e memória local. Contudo, para a implantação de uma biblioteca comunitária, pelo menos como ponto de partida, é necessário haver recursos e investimentos oriundos e destinados a partir de debates que se materializam por meio de políticas públicas, uma vez que as comunidades envolvidas tradicionalmente não possuem condições de financiar a implantação e manutenção de uma biblioteca. Pode-se concluir que a prática da extensão, dentro dos três eixos basilares da universidade, que são ensino, pesquisa e extensão, confere recursos importantes (mais técnicos do que financeiros) enquanto política pública por meio da universidade pública, para dar apoio à comunidade da Vila Residencial da UFRJ na construção da sua biblioteca comunitária.Downloads
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Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.