A ATUAÇÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NA PROPAGAÇÃO DO USO ÉTICO DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Cássia Costa Rocha Daniel de Deus UFRJ
  • Grasiele Barreto Rangel Monteiro UFRJ / UNIRIO
  • Roberta Cristina Barboza Galdencio UFRJ
  • Daniele Masterson Ferreira UFRJ

Palavras-chave:

Informação. Propriedade Intelectual. Biblioteca. Aprendizado.

Resumo

O curso “Uso ético da informação e propriedade intelectual”, oferecido na Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde - CCS, através da Divisão de Aperfeiçoamento na Carreira - DIAC da Universidade Federal do Rio de Janeiro, visa promover a capacitação de professores e técnicos administrativos em relação ao processo de pesquisa informacional e na tomada de decisão nas rotinas acadêmicas inerentes à Universidade. Devido ao seu enfoque, o curso está inserido no contexto da competência informacional, para sua fundamentação teórica utilizou-se Dudziak (2003), assim como o conceito de data smog (SHENK, 1997) e demais autores na área da informação. As aulas compreendem apresentação expositiva do conteúdo, assim como aulas práticas em laboratório, com carga horária de 120 horas e oferta de 30 vagas. Aborda o processo de pesquisa e as fontes de informação, noções de propriedade intelectual x acesso aberto, uso dos recursos informacionais e normalização de trabalhos técnico-científicos. Abrange, ainda, técnicas para a organização, recuperação e uso das fontes informacionais de acordo com Leis de Direitos Autorais e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A primeira turma concluiu o curso em fevereiro de 2017. Observou-se que o conteúdo ministrado foi útil para os alunos, pois contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento do exercício de suas atribuições. Ressalta-se que por meio do curso, os alunos reconheceram os bibliotecários como mediadores no processo de ensino e o ambiente da Biblioteca como um espaço de aprendizagem.

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Eixo 4: Bibliotecas para todos: Acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social, enfoque de gênero, bibliotecas como espaço de aprendizagem. Biblioteconomia Social.