PROJETO INVESTIGAÇÃO “IN LOCO”: DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO EM REDE, A LUZ DAS NORMALIZAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Gicelle de Souza Silva IFAL
  • Francisco Welton Silva Rios IFTO

Palavras-chave:

Investigação em rede. Internet. Pesquisa. Normalização bibliográfica.

Resumo

Objetiva-se avaliar o conhecimento dos discentes de cursos de graduação e especialização acerca da apresentação de trabalhos técnicos e/ou científicos, mediante as recomendações da ABNT/CB-014 - Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, por meio do “Projeto Investigação in loco”. O mesmo evidencia o levantamento de informações através do serviço de atendimento personalizado do bibliotecário para o aluno, de modo a identificar e atenuar os principais problemas e dificuldades dos usuários da biblioteca e, assim, realizar ações e intervenções didático-pedagógicas como alicerce presente e futuro para apresentações da ciência de forma qualitativa e contínua. Trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento de um Serviço de Referência diferenciado entre bibliotecários e discentes de uma biblioteca universitária. Observou-se que as principais dificuldades encontradas pelos usuários da biblioteca foram no relacionado às Normas Brasileiras Registradas (NBRs) 6023/2002 e 10520/2002. Para solucionar os problemas encontrados, foi desenvolvida uma Técnica de Investigação em Rede de forma simples e prática que pode ser executada por qualquer pessoa, mesmo aquelas com pouco domínio de informática ou de técnicas eficientes e científicas de pesquisa. Portanto, o usuário obtém os elementos essenciais ou complementares necessários para elaboração de referências completas e a apresentação de citações adequadas na produção de trabalhos acadêmicos técnico-científicos, com conteúdo padronizado, harmonioso e de qualidade.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.