PECULIARIDADES NA CATALOGAÇÃO DA COLEÇÃO DE CORDEL NO REPOSITÓRIO RUI BARBOSA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS (RUBI)

Autores

  • Elisete de Sousa Melo FCRB
  • Tiago Leite Pinto SENAI
  • Luziana Jordão Lessa Trézze FCRB

Palavras-chave:

Catalogação. Características intrínsecas. Características extrínsecas. Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI).

Resumo

A relevância das características intrínsecas e extrínsecas na catalogação de itens permite uma melhor descrição, busca e recuperação da informação pelo usuário. Este relato descreve as experiências na catalogação de folhetos da literatura de cordel, pertencentes à Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI). Para subsidiar as tomadas decisões referentes à catalogação dos folhetos no RUBI, realizou-se levantamento bibliográfico em fontes de informações nacionais e internacionais. Foi considerada a catalogação disponível na base de dados referencial da FCRB e a customização dos metadados dispostos pelo DSpace, software utilizado pelo RUBI. Percebe-se que um conjunto de ações foram fatores determinantes para propiciar o progresso na descrição dos folhetos da literatura de cordel no RUBI.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.