O CONTEÚDO DOS PORTAIS DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: PERCEPÇÕES PARA SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Stela Nascimento Madruga USP
  • José Fernando Modesto da Silva USP

Palavras-chave:

bibliotecas universitárias, portais, era digital

Resumo

O estudo desenvolvido consistiu em uma análise preliminar de pesquisa sobre o conteúdo dos sites das bibliotecas universitárias no contexto da Era digital. O trabalho teve como objetivo identificar e sistematizar o conteúdo disponibilizado nos portais e, com isso, refletir sobre as possibilidades de exploração desse ambiente digital pelas bibliotecas acadêmicas. A partir da revisão de literatura com o recorte na área de ciência da informação, percebe-se a perspectiva de atuação das bibliotecas no contexto contemporâneo e a necessidade de acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas, promovendo o acesso à informação por meio do uso de novas ferramentas tecnológicas, pois o formato digital mudou a forma de consumo da informação em todas as esferas sociais, e isso inclui a universidade e a pesquisa científica. Como forma de delimitar o universo de pesquisa exploratória, utilizou-se o ranking Times Higher Education (THE) para selecionar as instituições, já que este classifica as universidades pelo seu desempenho. Como resultados, observa-se que o conteúdo apresentado nas páginas das bibliotecas das melhores universidades do mundo é extenso e descreve os serviços e produtos ofertados de forma minuciosa. Por fim, sugere-se novos estudos com indicadores de abrangência do conteúdo, focando nas bibliotecas universitárias por especialidade, aliados com a aplicação de instrumentos de pesquisa com usuários. Além disso, considera-se relevante uma futura análise comparativa com as bibliotecas universitárias brasileiras.

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Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.