O COMPARTILHAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: COM A VOZ OS GESTORES

Autores

  • Viviane Santos de Oliveira Veiga Fiocruz
  • Cícera Henrique da Silva Fiocruz
  • Luis Guilherme Gomes de Macena ANS
  • Maria Manuel Borges

Palavras-chave:

Compartilhamento de Informação, Repositórios digitais, Repositórios Institucionais, Acesso Aberto, Autoarquivamento

Resumo

A presente pesquisa verificou a visão dos gestores dos repositórios portugueses e brasileiros quanto ao compartilhamento de artigos científicos pelos pesquisadores nos repositórios institucionais (RIs) e o índice de autoarquivamento alcançados nestes repositórios. Foram enviados questionarios online para os gestores dos RIs em Portugal e no Brasil. Verificou-se que os RIs portugueses têm maior índice de autoarquivamento que os RIs brasileiros e que os repositórios portugueses estão em consonância com a filosofia do AA quanto ao autoarquivamento enquanto os gestores de RIs no Brasil precisam de maior capacitação quanto aos objetivos e filosofia do AA.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.