LEITURA NAS REDES SOCIAIS: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DE VISIBILIDADE E MEDIAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Lucilene Cordeiro da Silva Messias UNESP
  • Oswaldo Francisco Almeida Júnior UNESP/UEL

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Mediação, Redes sociais.

Resumo

Introdução: Reflete a mediação de informações literárias no contexto dos ambientes digitais. Considerando que os sites de redes sociais possibilitam novas formas de compartilhamento e socialização da leitura e que esse movimento desencadeia ações de mediação de informação literária, presume-se relevante investigar como as redes sociais interferem na produção, visibilidade e consumo dos artefatos culturais. Embora seja uma discussão relevante no âmbito das ciências sociais aplicadas, o fenômeno carece de investigações que possam dimensionar os reais impactos que as redes sociais provocam nas relações estabelecida entre autores, leitores e entre os mediadores de leitura. Objetivo: A pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico visa apresentar um panorama de como esse fenômeno tem sido compreendido pelos pesquisadores brasileiros, qual o entendimento acerca do papel do leitor nesse contexto e se a Ciência da Informação apresenta alguma vertente de investigação. Método: Para a reunião e compilação da bibliografia envolvendo a temática foi realizada uma pesquisa no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Google publicados numa extensão temporal inferior a 10 anos. Conclusões: O protagonismo do leitor frente as novas possibilidades colaborativas das plataformas de comunicação faz emergir uma nova realidade onde leitores, autores e mediadores disputam espaço e reinventam papéis.

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Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.