GRUPO DE TRABALHO LIVROS IMPRESSOS, COMITÊ BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (CBDC) - CBBU/FEBAB: IMPRESSÕES E PERSPECTIVAS.

Autores

  • Marcello Mundim Rodrigues UFU

Palavras-chave:

Grupos de trabalho. Cooperação institucional. Bibliotecas - Desenvolvimento da Coleção. Biblioteconomia.

Resumo

O atual trabalho apresenta o Grupo de Trabalho (GT) Livros Impressos, criado e gerido pelo Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções (CBDC), assim como as impressões do autor referentes à sua participação enquanto membro do GT e secretário do Comitê supracitado. Seu objetivo é relatar experiências e perspectivas, além de buscar promover tais grupos, visando ampla divulgação de suas ações. Entende-se que assim seja possível realizar recrutamento de profissionais (principalmente aqueles atuantes em desenvolvimento de coleções) dispostos a somar e contribuir com os trabalhos desempenhados por ambos os grupos. Ao fim do relato, sugerem-se textos (construídos a partir de experiência) que descrevem missão e objetivo principal do GT Livros Impressos e do CBDC. Conclui-se que a participação em grupos como o GT Livros Impressos e CBDC é significativa, pois permite crescimento pessoal e profissional àqueles envolvidos, além de aprimorar o trabalho técnico da área de desenvolvimento de coleções. Entretanto, há ainda falta de incentivos na ampla participação de seus atuais e futuros membros, deixando assim tais grupos vulneráveis, dependentes do trabalho voluntário de seus participantes.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.