DEPÓSITO REMOTO DE TESES E DISSERTAÇÕES: PROTÓTIPO PARA A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Manoela Hermes Rietjens UFSC
  • Leonardo Ripoll Tavares Leite UDESC
  • Luiza Morgana Klueger Souza UDESC
  • Jordan paulesky juliani udesc
  • Divino Ignacio Ribeiro Jr UDESC

Palavras-chave:

Repositórios institucionais. Depósito remoto de teses e dissertações. DSpace. Autoarquivamento de documentos.

Resumo

O trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo para o depósito remoto de teses e dissertações aplicado à atual realidade da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). Os objetivos foram simplificar o processo do depósito de teses e diminuir os custos envolvidos para a realização do processo. Para tanto, o trabalho propõe que o arquivamento dos documentos relativos ao processo seja feito pelos próprios alunos, por meio da integração do protótipo ao Sistema Acadêmico da Pós-Graduação. A metodologia utilizada se caracterizou por ser uma pesquisa bibliográfica e exploratória e também uma pesquisa experimental durante o desenvolvimento do protótipo O funcionamento do protótipo ocorreu utilizando um questionário online que arquiva as informações no Repositório Institucional da UFSC. O processo todo envolveu as seguintes linguagens e tecnologias: OAI-PMH, Dublin Core, protocolo SWORD, DSpace, e HTML/PHP. Como conclusão, o trabalho apontou que o protótipo possui fácil implementação e grande vantagem para todos os envolvidos na utilização dos serviços.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.