COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE SISTEMAS E/OU REDES DE BIBLIOTECAS: A EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA

Autores

  • Alessandra Rodrigues da Silva EMBRAPA
  • Jeane de Oliveira Dantas Embrapa
  • Maria de Fátima da Cunha Embrapa
  • Rosângela Galon Arruda Embrapa

Palavras-chave:

Comunicação. Sistema Embrapa de Bibliotecas. Práticas profissionais. Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Comunicação e interação são termos bastante valorizados contemporaneamente por gestores de organizações públicas e privadas. As facilidades das tecnologias de informação e comunicação (TIC) aliadas à consolidação das democracias e à apropriação do conceito de cidadania fazem com que as pessoas queiram se comunicar e interagir tanto no campo individual quanto no coletivo. O que, como, a quem e quando são elementos fundamentais para que o processo de comunicação seja dialógico e contribua para que as equipes se sintam motivadas a realizar um trabalho profícuo e diferenciado. Contudo, para isso não basta apenas transmitir ou passar informações, é necessário que haja interação e reconhecimento entre os participantes, no âmbito da socialização de conhecimentos e do compartilhamento de experiências. Este trabalho objetiva apresentar o relato de experiência da equipe da coordenação do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB) – composto por 43 bibliotecas, localizadas nas cinco regiões do país, sobre o emprego de videoconferências como estratégias para potencializar a comunicação e interação entre seus membros. Ressalta-se que a ação foi e é desenvolvida de forma independente, ou seja, não há um projeto específico para sua promoção. Além disso, é oportuno mencionar que as apreensões descritas consistem no posicionamento da equipe da coordenação do SEB e de algumas mensagens dos membros do SEB compartilhadas com a coordenação por e-mail, ao telefone ou presencialmente.

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Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.