ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS PERIÓDICOS DE ACESSO ABERTO DE UMA BASE DE DADOS ASSINADA PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFSC

Autores

  • Edson Mario Gavron UFSC
  • Fabio Lorensi do Canto UFSC

Palavras-chave:

Fontes de Informação - Gestão. Acesso Aberto - Periódicos. Informação científica.

Resumo

Acessar a informação científica é a base para o progresso da ciência. Os periódicos científicos nesse contexto são amplamente utilizados pelos pesquisadores, porém o acesso a esse conteúdo se tornou muito caro, devido ao aumento dos preços desses periódicos. O acesso aberto surge como uma alternativa nesse contexto, que contribui para democratizar o acesso a conteúdos científicos. Existem várias revistas de acesso aberto disponíveis e parte delas são indexadas em bases de dados, no entanto, estas bases cobram para disponibilizar o acesso. Neste contexto, buscou-se investigar e conhecer o percentual dentro dos artigos baixados de uma base de dados assinada pela Biblioteca Universitária da UFSC, quais são de acesso aberto. Como método foi utilizado o relatório Counter para descobrir quais títulos de periódicos que receberam download e dentre esses, utilizou-se o diretório UlrichsWeb para pesquisar quais são de acesso aberto. A pesquisa resultou que aproximadamente ¼ do conteúdo baixado possui acesso aberto. Desta forma, conclui-se que os critérios de seleção dos provedores devem ser mais cautelosos, uma vez que os artigos de acesso aberto podem ser encontrados em outras fontes de pesquisa, sem necessidade de pagamento, para tanto sugere-se maiores estudos sobre o tema.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.