A VISIBILIDADE DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFBA: UMA REVISÃO DO RANKING WEB OF REPOSITORIES.

Autores

  • Daniel Cerqueira Silva UFBA
  • Uillis de Assis Santos UFBA

Palavras-chave:

Repositório Institucional – Universidade Federal da Bahia, Repositório Institucional – Ranking Web of Repositories, Produção Acadêmica – Universidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise documental nos relatórios eletrônicos do RI/UFBA, em conjunto com o uso da ferramenta Google Analytics, tomando como base os seguintes critérios: Size/tamanho (número de arquivos); visibility/visibilidade (quantidade de visualizações); Scholar (arquivos encontrados no Google Scholar) e Files Inch/Riqueza de formatos (quantidade da variedade de suportes), os quais são utilizados pelo Ranking Web of Repositories para estabelecer o ranking mundial dos repositórios de acesso aberto. Foi realizada uma tabulação de dados por meio de planilhas eletrônicas (Planilhas Google e Microsoft Excel) no sentido de obter um mapeamento de como está "distribuído" o conteúdo do RI/UFBA e analisá-lo no sentido de fazer um estudo paralelo, de forma a especificar os dados do “rankeamento” proposto no RWR. A metodologia utilizada nesta pesquisa é descritiva, com uma abordagem quantitativa e os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e observação direta. O estudo tentar compreender quais as características, as condições e os fluxos que levaram o RI/UFBA a estar na posição atual. Mas também visa identificar pontos de melhoria e comparar o RI/UFBA com os seus concorrentes, podendo inclusive, suscitar a criação de novos mecanismos que favoreçam no aumento da visibilidade da produção científica da UFBA no cenário mundial.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.