A RELEVÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA OS ESTUDOS DE USUÁRIOS EM BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS EM SAÚDE

Autores

  • Leila Morás Silva UFRGS
  • Gonzalo Rubén Alvarez UFRGS
  • Rubens da Costa Silva Filho UFRGS

Palavras-chave:

Mídias sociais. Estudos de usuários. Biblioteca especializada em saúde.

Resumo

A evolução tecnológica da Internet e suas ferramentas vêm se propagando em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, passando pelos tradicionais computadores pessoais, smartphones e smart TVs, contribuindo significativamente para o aumento e transformação do acesso ao conhecimento, a inclusão social por meio da alfabetização tecnológica e a interatividade instantânea. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso sobre a Biblioteca da Escola de Enfermagem (BIBENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com uma proposta exploratória da realidade quanto à abordagem, a pesquisa possui um caráter quali-quantitativo Foram utilizados dados disponibilizados pelo instrumento webmétrico do próprio Facebook para levantar evidências sobre o comportamento informacional dos usuários junto à fanpage da unidade de informação. O período analisado foi de 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016. Durante o período analisado, a BIBENF realizou um total de 586 postagens em sua fanpage no Facebook. Quanto às atividades realizadas pelas conexões nas postagens da biblioteca na rede social, verificou-se um total de 895 atividades de engajamento dos seguidores. A ferramenta métrica do Facebook também permitiu a biblioteca descobrir dados como sexo, faixa etária e a localização geográfica de suas conexões. A pesquisa conseguiu demonstrar a efetividade da utilização de mídias sociais por parte da biblioteca universitária híbrida no estudo de usuários em benefício do desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade. Portanto, estudos de usuários virtuais são importantes ferramentas de gestão para as bibliotecas, pois permitem conhecer com antecipação as demandas informacionais e tecnológicas dos seus usuários.

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Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.