A BIBLIOTECA COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ESPAÇO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS
Palavras-chave:
Espaços sociais da Biblioteca. Bibliotecas universitárias. Atividades de lazer. Apoio ao ensino de Graduação. Projetos sociais.Resumo
O presente estudo reporta as iniciativas e práticas de serviços da biblioteca para a comunidade acadêmica e o entorno escolar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp de Araraquara. Sob a premissa da necessidade de mudança dos tradicionais paradigmas da biblioteca, o texto apresenta a descrição das parcerias de trabalho entre bibliotecários e docentes na construção de práticas inovadoras voltadas à reconfiguração do espaço da biblioteca. Através da articulação entre atividades de ensino aprendizagem, diversidade cultural, lazer, esportes e engajamento social, o envolvimento dos bibliotecários como mediadores dos projetos de extensão trouxe boa aceitação e receptividade, aumentando assim, o número de usuários na biblioteca. Um horizonte se abre com o objetivo de envidar esforços para atrair novas comunidades à biblioteca, reformulando o seu campo de atuação para além da perspectiva de espaço para mera consulta de acervo: um ambiente dinâmico e sensível às novas demandas dos usuários.Downloads
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Eixo 3: Gestão de bibliotecas: aquisição e tratamento de materiais no ambiente físico e virtual, curadoria digital, coleções especiais, desenvolvimento de serviços e produtos inovadores, bibliotecas digitais e virtuais, portais e repositórios, acesso aberto.