QUAIS SÃO OS DESEJOS DE LEITURA DOS USUÁRIOS DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR DE UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO?

Autores

  • Juliana dos Santos Rocha UFMG
  • Raquel Miranda Vilela Paiva UFMG/ECI
  • Rosana Aparecida Alves Reis UFMG

Palavras-chave:

Relato de experiência. Leitura. Seleção e desenvolvimento de acervo.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever uma das ações utilizadas com o intuito de prover o acervo da Biblioteca Professor Antonio Camilo de Faria Alvim, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O processo de seleção de obras bibliográficas tem como principal objetivo satisfazer o desejo de leitura dos usuários de uma biblioteca escolar em um colégio de aplicação. O trabalho consiste de uma breve explanação sobre leitura e de sua importância para o desenvolvimento do cidadão e da formação de leitores. A ação realizada no período de fevereiro a junho de 2017 constou de uma pesquisa junto aos usuários da biblioteca, via formulário próprio, sobre sugestões de obras que gostariam que constassem no acervo. Com base na análise dos formulários varias foram as surpresas e colaborações, dentre as quais solicitação de obras que já se encontram no acervo, solicitação de revistas em quadrinhos e sugestões de obras cujos títulos são inexistentes. A maior participação foi dos alunos e a de professores foi inexpressiva. Com os resultados obtidos, varias são as ações a se desenvolver, como dar maior visibilidade ao acervo e atendimento das demandas conforme a política de desenvolvimento do acervo da unidade e os recursos financeiros disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.