PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ESTUDO REALIZADO NA BIBLIOTECA MADRE PAULA DO COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS

Autores

  • Antonia Janiele Moreira da Silva UFCA
  • Francisca Eugenia Gomes Duarte UFCA
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva UFCA

Palavras-chave:

Mediação da Informação. Biblioteca Escolar. Mediação Implícita e Mediação Explícita.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as atividades de mediação da informação implícita e explicita, realizadas na biblioteca Madre Paula do Colégio Santa Teresa de Jesus. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico, de natureza qualitativo e quantitativo. Apresenta a necessidade de que o bibliotecário mediador da informação tenha um perfil profissional pautado nas competências exigidas pela sociedade da informação e apresente um perfil profissional qualificado e atualizado, embora a mediação bibliotecônomica não esteja ainda totalmente solidificada. O estudo apresenta a biblioteca como um espaço dinâmico que propicia ao usuário a apropriação da informação e favorece a aquisição do conhecimento. O trabalho inspira-se nas vozes de ALMEIDA (2016); BARRETO (2002) e SILVA (2015).

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Eixo 2: 3º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.